A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto esteve em Chapecó, nesta quarta-feira(07), Dia Mundial da Saúde, onde a comitiva do Presidente Jair Bolsonaro visitou as instalações criadas no o Centro de Cultura e Eventos do município para o enfrentamento da pandemia.

Acompanhada da governadora Daniela Reinehr e do prefeito João Rodrigues, Carmen se reuniu com autoridades locais e secretários municipais. Depois, ela visitou o Centro Avançado de Atendimento Covid-19 de Chapecó para conversar com profissionais de saúde.

107

Durante vista ao Centro Avançado de Atendimento Covid-19, Carmen foi recebida pelos profissionais de saúde da unidade. Ela agradeceu o empenho de cada um da linha de frente que estava no local, apontando a importância do Dia Mundial da Saúde no atual momento e o ressaltado o esforços das equipe.

"Ninguém sozinho consegue enfrentar tudo. E há gente nossa, servidor, que doa a sua vida ou uma parte dela para salvar outras tantas. Só podemos aplaudir e registrar o tanto que fazem", finalizou a secretária Carmen Zanotto.

Durante o evento realizado pela Presidência da República, o prefeito João Rodrigues destacou a estrutura montada para o combate ao Coronavírus, a diminuição nas internações nos últimos dias e agradeceu os investimentos de recursos estaduais e federais. O presidente Jair Bolsonaro ressaltou, assim como a governadora e o Ministro da Saúde, o trabalho realizado feito pelos profissionais de saúde durante a pandemia. Todos salientaram que o inimigo é o vírus e que neste momento é necessária união para o enfrentamento da pandemia.

"Os nossos médicos, enfermeiros e demais profissionais da linha de frente. Eles são exemplo – de trabalho, dedicação e de serenidade em momentos difíceis. Santa Catarina tem e faz um trabalho diferenciado neste aspecto", resumiu a Governadora Daniela Reinehr.

108

O Governo do Estado implantou o Centro Integrado de Operações para Enfrentamento à Covid-19 para ampliar o atendimento aos pacientes da macrorregião oeste, que abrange 78 municípios. Atualmente são 159 leitos UTI-Covid, sendo 103 em Chapecó, 25 em São Miguel do Oeste, 20 no Hospital São Paulo de Xanxerê e 11 no Hospital São José de Maravilha, que se mantêm ocupados. Eram 66 leitos de UTI em janeiro. Em relação à leitos clínicos, o Estado ampliou de 183 para 347 leitos disponibilizados à população.

“É muito gratificante ver que o espaço preparado com união de todos, União, Estado e Município, hoje não tem mais necessidade de manter pacientes em suporte ventilatório ou em leitos de enfermaria”, disse a secretária Carmen Zanotto. “Isso é fruto da união de esforços entre poder público, sociedade civil, setor empresarial e trabalhadores da saúde. É assim que estamos trabalhando para enfrentar a pandemia no estado como um todo, buscando ser ágil a atendendo a todos que precisam de um leito ou suporte ventilatório em nossas unidades”.

Mais informações para a imprensa:
Andrey Lehnemann
Secretaria de Estado da Saúde - SES