A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) informa que desde a última sexta-feira, 05 o sistema e-SUS Notifica do Ministério da Saúde (MS) sofreu uma manutenção que corrigiu algumas notificações da COVID-19.
Segundo o MS, foi corrigida uma inconsistência que vinha ocorrendo desde 2020, sendo que uma das alterações foi a indexação feita por endereço de residência. Desta forma, alguns registros foram atualizados dentro do e-SUS Notifica e mudaram de estado dentro da API (Interface de Programação de Aplicativo).
Com a revisão dos parâmetros utilizados nos sistemas entre os dias 07 e 08 de março foi identificada a necessidade de atualização dos dados no dia 10 de março de 2021 com o retorno da integração com a base atualizada do sistema e-SUS Notifica do MS.
Houve uma diminuição do número total do banco de casos da Covid-19 do Ministério da Saúde que impactou em uma diluição dos casos dos últimos 12 meses. Sendo assim, a baixa de 110 casos, se explica pela notificação menor de casos desde sábado, 06 de março, devido ao problema.
Entretanto, com a não integração do sistema e-SUS Notifica do MS os casos ativos de Santa Catarina - entre 05 de março até 09 de março - estavam subestimados o que gerou uma alta de 6.222 casos ativos.
Ressaltamos que estas inconsistências não influenciam no registro dos óbitos que utilizam outro sistema.
Confira o link