icone facebookicone twittericone instagram

Balanço de Parcial de Vacinação divulgado nesta sexta, 05, pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina mostra que Santa Catarina aplicou, até o momento, um total de 290.320 (D1+D2) doses da vacina contra o novo coronavírus. Deste total, 221.391 correspondem a Dose 1 (D1) e 68.929 a Dose 2 (D2), um aumento de 22.186 doses  (D1+D2) aplicadas em um comparativo com o boletim anterior, divulgado na quarta, 3 de março. O balanço é elaborado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) com informações fornecidas pelos municípios catarinenses.

Os grupos prioritários que estão sendo vacinados neste momento são: os trabalhadores da saúde, os idosos e pessoas com deficiência institucionalizados, a população indígena e os idosos com mais de 80 anos.

Confira aqui o balanço parcial atualizado da vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina por municípios (05/03/2021).

 
Foto: Julio Cavalheiro/Secom

Saúde recomenda que municípios intensifiquem a vacinação

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), emitiu nota de alerta aos municípios catarinenses para que eles definam estratégias para acelerar a vacinação contra a Covid-19. O documento solicita que, a partir do recebimento de nova remessa de doses, os municípios deem imediata continuidade à aplicação das vacinas nos grupos prioritários.

“A nossa orientação é para que as doses sejam aplicadas assim que chegarem aos municípios. Caso um município encerre a vacinação nos idosos com 80 ou mais, por exemplo, ele tem autonomia para iniciar a vacinação nos idosos com 79 anos, 78 anos e assim sucessivamente”, explica a gerente de imunização da DIVE/SC, Arieli Fialho.

Importante ressaltar que a pessoa só pode ser considerada imunizada após ter tomado duas doses da vacina. No entanto, a imunidade não começa imediatamente após a aplicação da segunda dose. Estudos preliminares indicam que o prazo para que a pessoa possa ser considerada imunizada, após a aplicação da segunda dose, é de 2 a 4 semanas, que é o tempo que o sistema imunológico leva para criar anticorpos neutralizantes que impedem a entrada do vírus nas células.

Por esse motivo, é de extrema importância que todos aqueles que já tomaram as duas doses da vacina continuem seguindo todas as medidas de prevenção, como o uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social.

Confira aqui a Nota de Alerta completa com orientações aos municípios.

Mais informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação
Amanda Mariano, Bruna Matos e Patrícia Pozzo
Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) / SES
Fone: (48) 3664-7406 | 3664-7402
Plantão: (48) 98853-3325
E-mail: divecomunicacao@saude.sc.gov.br
www.dive.sc.gov.br