icone facebookicone twittericone instagram

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Hospital Regional de São José Dr Homero Miranda Gomes, com uma rede de parceiros promoverão a III Caminhada da Prematuridade. O evento será realizado no próximo domingo, 10, a partir da 9 horas, no bolsão da Casan, localizado na Avenida Beira Mar Norte, em Florianópolis.

WhatsApp Image 2019-11-07 at 16.25.19.jpeg

Foto: Divulgação

No mês de novembro comemora-se o Dia Mundial da Prematuridade, celebrado globalmente no dia 17. A caminhada tem objetivo de divulgar o Novembro Roxo e sensibilizar a comunidade e os profissionais de saúde sobre o tema.

A prematuridade é uma das maiores causas de mortalidade no primeiro ano de vida. De acordo com a psicóloga Zaíra Custódio, do Centro Nacional de Referência do Método Canguru do Ministério da Saúde, um a cada dez bebês nascem prematuros no Brasil. “Os números de prematuridade no Brasil são muito elevados e precisamos divulgar estratégias de boas práticas principalmente na assistência pré-natal”, afirma.

No Brasil, segundo o inquérito nacional sobre partos e nascimentos, feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a taxa de prematuridade é de 11,5%, quase duas vezes superior à observada nos países europeus.

Para participar da caminhada, basta usar qualquer peça de roupa roxa. Além da caminhada, será realizado um debate científico sobre o tema no próximo dia 20 de novembro, no auditório da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis, localizado na Rua Cândido Ramos, nº 250, em Capoeiras, Florianópolis.

 WhatsApp Image 2019-11-07 at 16.25.19(1).jpeg

Foto: Divulgação