icone facebookicone twittericone instagram

Foi um dia marcante, inesquecível. Pequenos passos que na verdade foram gigantes. Na semana passada aconteceu o tão esperado “passeio” da paciente Alice Gomes Martinesk, 9 anos, internada no Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (Hmisc), em Criciúma, para tratamento de um diagnóstico de invaginação intestinal, ou seja, quando uma parte do intestino desliza para dentro de outra, podendo interromper a passagem de sangue para essa porção e causar uma série de problemas.

WhatsApp Image 2019-11-05 at 11.00.43.jpeg

Foto: Assessoria Hmisc

Após alguns dias na UTI, a equipe multidisciplinar decidiu levá-la a um ambiente externo e entregá-la à equipe de fisioterapia para a realização de exercícios. De uma forma lúdica, foi feito treino de marcha com auxílio de barra paralela, movimentos para coordenação motora grossa e fina e para fortalecimento muscular, além de exercícios respiratórios, que também foram acompanhados pela técnica de enfermagem Cheila Cascaes e pela psicóloga Daniela Arns. O resultado não poderia ser melhor: um sorriso discreto mas muito esperado. Depois de tantos choros e expressões de dor, a reação de Aline fez cada esforço valer a pena.

A equipe de fisioterapia do Hmisc é formada pelas fisios Andreia Guedes, Beatriz Costa, Daiani Picolo, Gabriela Mendonça e Hérica Fernandes. ”A equipe tem como objetivo primordial o atendimento de qualidade de forma humanizada com seus pacientes”, diz o diretor-geral César Augusto de Magalhães. O hospital Santa Catarina é administrado pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.

WhatsApp Image 2019-11-05 at 11.00.43(1).jpeg

Foto: Assessoria Hmisc