A Escola de Saúde Pública (ESP) Professor Osvaldo de Oliveira Maciel, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, promoveu na manhã desta quinta-feira, 29, no auditório da Defesa Civil, a Aula Magna que marcou a abertura da Especialização em Saúde Pública. O objetivo é preparar o profissional para que ele busque a reflexão crítica acerca dos valores e princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

esp.jpg

Foto: Robson Valverde

O secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, reforçou a importância do curso para a saúde pública catarinense. “Essa especialização garantirá a formação técnica distribuída pelos municípios do estado. Além disso, a expectativa é que a formação de sanitaristas possa fundamentar e fortalecer os princípios do SUS em Santa Catarina”, destaca.

A Especialização Lato Sensu em Saúde Pública propõe uma formação de sanitaristas, fundamentada na reflexão interdisciplinar e crítica sobre as práticas nos serviços de saúde, em suas múltiplas dimensões e interfaces, na produção de conhecimento técnico e científico que contribua para um sistema de saúde universal, integral e equânime.

O curso terá conteúdos e atividades da formação, entre elas aulas, seminários, painéis, estudos de caso e exercícios elaborados de modo a estimular propostas de redefinição dos processos de trabalho com vistas ao desenvolvimento do trabalho em equipe e das práticas colaborativas, além de enfatizar a análise crítica da realidade, associada à adequada utilização de técnicas e instrumentos para a análise e intervenção na saúde pública.

Também está inserida na perspectiva do curso a proposta de intervir sobre as práticas concretas, aproximando a discussão teórica das demandas oriundas das experiências dos alunos no SUS, culminando na elaboração de atividades de pesquisa para a realização de Projeto de Intervenção como Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). A especialização será realizada no período de agosto de 2019 a setembro de 2020, em semanas intercaladas, com aulas presenciais nas quintas e sextas-feiras.