icone facebookicone twittericone instagram

A campanha do Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (Hmisc), de Criciúma, para arrecadação de fios de crochê para a produção dos “polvinhos do amor” recebeu da empresa Círculo a doação de rolos de fios Barroco, Anne e Charme, 100% algodão, número 6 nas mais diferentes cores. A doação veio acompanhado de uma carta direcionada à enfermeira Gabriela Maciel, uma das responsáveis pelo projeto na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal.

WhatsApp Image 2019-08-26 at 11.19.19.jpeg

Foto: Assessoria Ideas/Hmisc

“Nós, da Círculo, acreditamos muito que o trabalho feito à mão tem um poder incrível de impactar as pessoas. É uma corrente do bem que começa pelas mãos afetuosas e habilidosas de quem tece uma peça e que transmite amor em cada ponto. E quem recebe um mimo assim, com certeza já é abraçado por todo o carinho desse processo. Os polvinhos de crochê são assim, ajudam bebês prematuros em seus primeiros momentos de vida a se sentirem mais seguros e confortáveis. E por acreditarmos e incentivarmos boas iniciativas, que mostrem como o trabalho artesanal pode ser importante para pequenas e grandes causas, queremos que nossos fios sejam transformados pelas mãos do grupo das talentosas voluntárias para deixar os bebês mais aconchegados, além das mamães e papais mais tranquilos. Queremos ver os lindos polvinhos que deixarão a UTI do Hmisc mais colorida e acolhedora”, diz a carta assinada pela Equipe Círculo S/A.

Com sede em Gaspar, no Vale do Itajaí, as Linhas Círculo têm mais de 80 anos de atividades e hoje é uma das maiores, mais reconhecidas e respeitadas indústrias têxteis do Brasil, com produção voltada principalmente a fios e linhas destinados a trabalhos manuais, como tricô, bordado e crochê.

Polvinhos do Amor

Lançada há um mês, a campanha de arrecadação de fios para a produção dos polvos de crochê está recebendo doações dos mais diferentes lugares de Santa Catarina e até de fora do estado. As doações podem ser enviadas para o hospital ou entregues diretamente na UTI ou no setor de Recursos Humanos do hospital. A campanha é uma iniciativa da Comissão de Humanização da unidade, que é administrada pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. Os polvinhos são produzidos por grupos de voluntários ligados ao hospital.

Embora não exista comprovação científica, observou-se no Hmisc que os polvos de crochê ajudam os bebês prematuros a se sentirem mais seguros e confortáveis. Ao abraçar o brinquedo, o recém-nascido fica mais calmo e se sente mais protegido. Isto ocorre porque os tentáculos do polvo lembram o cordão umbilical e oferecem uma segurança semelhante ao útero. O polvo também reduz a incidência de passagens de sondas e caracteres, pois os tentáculos são macios e ideais para serem agarrados, evitando que o bebê puxe os fios conectados a eles. Os polvos de crochê começaram a ser adotados pelo Hmisc no começo de 2017, quando passaram a fazer companhia a todos os bebês da UTI.