O Hospital Regional Hans Dieter Schmidt (HRHDS), de Joinville, recebeu na tarde quinta-feira, 15, cinco monitores holter. Eles foram adquiridos com recursos angariados por meio da 6ª Feijoada do Bem, realizada no mês de julho no município. O evento arrecadou mais de R$ 94 mil, divididos entre o hospital e a Associação Universo Down.

holter novo.jpeg

Foto: Maila Klegien Barbi

Para quem trabalha diretamente com o equipamento, a aquisição fará muita diferença na avaliação dos pacientes cardíacos. "Este aparelho e o software são os mais avançados do mercado, inclusive com analisador de marcapasso", explica a médica Karila Scarduelli Luciano. O monitor holter é um dispositivo portátil que monitora continuamente a atividade elétrica cardíaca de pacientes por 24 horas ou mais.

De acordo com a cardiologista do HRHDS, com o novo software é possível laudar os exames em 30 minutos. O aparelho também realiza leitura de arritmias e verifica se o paciente faz apneia do sono.

A direção do hospital agradece a iniciativa. "É uma parceria entre o privado e o público, onde quem ganha é a nossa comunidade e os usuários do Sistema Único de Saúde", pontua o diretor Evandro Rodrigues Godoy.

Além da compra dos aparelhos holter e do software, também foi possível realizar melhorias em um equipamento que o hospital já possuía, o colposcópio. "Este aparelho é essencial para verificar alterações no colo uterino e detectar precocemente o câncer do colo do útero", explica a ginecologista da unidade, Natacha Machado de Araujo.