Integrantes do projeto Clave de Sois visitaram o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, de Joinville, para apresentações de canto aos pacientes internados. Atualmente o grupo conta com 11 participantes. As visitas foram realizadas nos setores de internação clínica e cirúrgica e alegraram pacientes e acompanhantes.

WhatsApp Image 2019-08-13 at 154706.png

Foto: Maila Klegien Barbi

De acordo com a enfermeira coordenadora do Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS) do HRHDS, Graziela de Alcântara, a atividade auxilia na recuperação dos pacientes internados. “Estudos recentes demonstram que a música pode ajudar no enfrentamento das doenças, contribuindo para o alívio da dor, da ansiedade, da fadiga, e na regulação de mecanismos fisiológicos do organismo como pressão arterial, freqüência cardíaca e respiratória, reduzindo o número de medicamentos tomados, em especial para a dor, bem como o tempo de internação", avalia a enfermeira.

Para quem participa das apresentações, a ação é uma forma de desenvolver um papel social de maneira efetiva, além de quebrar estigmas e preconceitos. "Podemos mostrar à sociedade que as pessoas com transtornos mentais têm condições de participar do meio comunitário, contribuindo com o outro e promovendo a inclusão social", ressalta a terapeuta ocupacional coordenadora do projeto, Cristiane Regina Tavares.

O que é o Sois?

O Sois é um serviço que compõe a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do município de Joinville. Tem por finalidade proporcionar às pessoas com transtornos mentais, estabilizados, e/ou com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas, espaços para inclusão social.