icone facebookicone twittericone instagram

A Escola de Formação em Saúde (EFOS) comemora 26 anos de fundação no mês de julho chegando à marca de mais de 37 mil profissionais formados.

Atualmente a escola abrange 242 municípios do Estado de Santa Catarina.

Instituição pública vinculada à Diretoria de Educação Permanente em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a EFOS é integrante da Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (RETSUS), destinada à formação técnica e qualificação dos trabalhadores que atuam no SUS.

Desde a sua fundação, em 1993 a EFOS formou 37.935 profissionais em diversos cursos, como Técnico em Enfermagem, Técnico em Patologia Clínica, Saúde Bucal, Vigilância em Saúde, além de especializações de nível médio em Urgência e Emergência, Saúde Mental e Saúde do Idoso. Pelo curso de Agente Comunitário de Saúde e apenas em capacitações foram 20 mil formados (veja lista completa abaixo).

Sobre a EFOS

A EFOS é uma entidade pública do setor da saúde, mantida e subordinada pela Secretaria de Estado da Saúde - SES/SC, que oferece cursos reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação/SC, destinados aos profissionais trabalhadores do SUS, com escolaridade de ensino fundamental e médio, a serem realizados na sua grande maioria em serviço.

Com a inauguração da nova sede, a EFOS passou a contar com uma ampla área para odesenvolvimento de atividades de pesquisa, desenvolvimento e prática e uma biblioteca com mais de mil livros e outras publicações.

Cursos em andamento

A EFOS/DEPS/SES realiza cursos em diversos municípios do Estado de Santa Catarina. Confira abaixo os cursos que estão sendo oferecidos pela Escola.

• Técnico em Enfermagem em São José- noturno (Turma EFOS IX);
• Técnico em Enfermagem em Canelinha;
• Especialização Técnica Nível Médio em Urgência e Emergência, em São José (Turma EFOS VI);
• Auxiliar em Saúde Bucal em São João Batista;
• Agente Comunitário de Saúde em São José.

Em Parceria com o Projeto Itinerários do Saber/MS:
• Acolhimento ao usuário na Atenção Básica, nos municípios de Videira, Concórdia, Xanxerê, São José, Criciúma, Tubarão e São Bento do Sul.

Experiências da Instituição

Desde sua criação até hoje, a EFOS formou vários profissionais, em diferentes categorias, conforme o quadro a seguir:

Depoimento da Coordenadora da EFOS, Adriana Seixas de Oliveira Mello:

Ao longo desses 26 anos, a EFOS tem desempenhado papel relevante na formação e qualificação dos profissionais que atuam no SUS em Santa Catarina. E a prova inequívoca desse sucesso são os números alcançados pela Escola.

Por ser uma instituição pública, e em consonância com o seu Projeto Político Pedagógico (PPP), a EFOS associa o ensino ao serviço, permitindo ao seu corpo discente vivenciar a teoria na prática, através dos convênios firmados com os Hospitais que integram a Rede Pública da SES.

À frente da Coordenação da EFOS, posso dizer, por fim, que, além da infra-estrutura da Escola favorecer um ensino-aprendizagem de qualidade, os servidores têm se esforçado diariamente para que a EFOS mantenha a sua excelência na formação profissional na área da Saúde.