icone facebookicone twittericone instagram

O Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) está preparando a abertura do Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil Santa Catarina (Hmisc), administrado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde em Criciúma, no Sul do Estado.

A inauguração ainda depende de questões burocráticas e da instalação de móveis e equipamentos, mas a expectativa é de início dos trabalhos ainda em julho ou em agosto.

“O banco de leite humano é fundamental para o nosso hospital devido à UTI neonatal”, destaca a nutricionista Tamilis Borges, que nesta semana participou, em Florianópolis, do 4º Congresso Catarinense de Aleitamento Materno. Também participaram do evento a enfermeira Solange Ferro e a técnica de enfermagem Evelyn Seixas, que serão exclusivas do banco de leite.

“Com essa nova estrutura, vamos poder tratar nossos pacientes diretamente com leite materno, que é o melhor alimento para os bebês, e preconizando a importância da amamentação”, acrescenta Tamilis. O leite humano é considerado pelo Ministério da Saúde o principal fator de redução da mortalidade na infância. Cada 300 mililitros do alimento sustentam, em média, 10 recém-nascidos. “Os bebês que nascerem prematuros dentro da nossa unidade vão receber, por exemplo, alimentação diretamente do leite materno, que é um alimento totalmente seguro, imunomodulador, com densidade calórica calculada, com vitaminas, calorias e nutrientes, ou seja tudo que o bebê precisa e totalmente diferente, por exemplo, de uma fórmula infantil (produto industrializado)”, observa a nutricionista. “O leite materno exclusivo do bebê é o melhor alimento até hoje estudado e é a maior fonte segura de alimentação para crianças”, ressalta.

Toda mulher saudável que esteja amamentando poderá doar o alimento ao banco de leite humano. O produto estocado nos bancos vai para recém-nascidos prematuros ou doentes, internados em unidades de cuidados neonatais ou para filhos de mulheres que, por algum motivo, não conseguem amamentar. “A mãe que vai fazer essa doação de leite vai passar por um cadastro dentro do Banco de Leite, vai passar por exames de sorologias para ver se ela está apta pra poder fazer essa doação - porque se a mãe tiver algum tipo de doença ela não pode fazer a adoção”, explica Tamilis. A capacidade de armazenamento do banco de leite humano do Hmisc ainda não está definida.