O Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt (HRHDS), de Joinville, e a Biblioteca Pública Municipal Rolf Colin criaram uma parceria para realização de contação de histórias e mediação de leitura aos pacientes internados.

contação01.jpg

Foto : Maila Kleigen Barbi

As visitas acontecem uma vez ao mês e as histórias são apresentadas individualmente aos pacientes por duas servidoras da biblioteca de Joinville. "O objetivo do projeto dentro do hospital é tornar o ambiente mais acolhedor e resgatar o cotidiano", explica a terapeuta ocupacional do HRHDS Elaine Budal Arins de Lima.

O foco inicial do projeto é a contação de histórias dentro do CTI, porém, o projeto já foi expandido para alguns pacientes em cuidados paliativos. "É importante humanizarmos o atendimento aos nossos pacientes, principalmente em setores como o CTI que possuem uma carga emocional muito grande", avalia Evandro Rodrigues Godoy, diretor geral da unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde.

Quem realiza a contação de história sai do CTI com a esperança renovada. "Dá para perceber como os pacientes são bem cuidados, nós sempre somos bem recebidas por todos e a experiência é gratificante", afirma Priscila Murtinho Deud.

A ação é pensada de maneira a trazer sensibilidade e humanização. "A interação com os pacientes e com a equipe é maravilhosa e faz a gente ter vontade de retornar”, comenta a contadora de histórias Carol Spieker, “Quando eu vou ao hospital eu não vejo pessoas doentes ou debilitadas, vejo simplesmente pessoas".