icone facebookicone twittericone instagram

O nascimento de um bebê prematuro mobilizou o setor de regulação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico (SARA) no último final de semana.

Gabriela Ferreira entrou em trabalho de parto no sábado mas não havia leito de UTI neonatal disponível em Xanxerê, onde ela e o marido Paulo César residem. O mais próximo estava no Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC), que foi onde Enzo Thiago nasceu, a cerca de 500 quilômetros de casa.

materia.jpg

                                                                                                                                             Fotos: Divulgação/Ideas

Pesando 2,6 kg o pequeno bebê nasceu com 35 semanas de gestação. Já nesta terça-feira, 9, ele teve alta do hospital. No sábado, o sistema de regulação da SES foi acionado e prontamente encontrou uma vaga de UTI para garantir a saúde da mãe e da criança.

O transporte da mãe e do pai até o Hospital Materno Infantil Santa Catarina foi realizado por uma aeronave do Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico (Sara), ainda na manhã de sábado. O HMISC atende 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e desde dezembro de 

2018 é administrado pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.

“Eu estava muito preocupada e nervosa, nunca tinha voado de helicóptero, primeiro filho e indo para um hospital diferente. Mas tudo foi ótimo. O Enzo nasceu bem e saudável, o voo foi seguro e em paz. Quando chegamos ao Santa Catarina fomos muito bem recebidos por uma equipe maravilhosa”, contou a mãe nesta terça-feira, já preparando o retorno da família para casa, em Xanxerê.

A mãe e a criança receberam atendimento pós-parto do pediatra Leon Iotti, diretor-técnico do Santa Catarina. Uma gestação considerada completa tem duração de 280 dias, a partir da data da última menstruação, o que totaliza 40 semanas. São os popularmente conhecidos “nove meses”. Um bebê é considerado prematuro quando nasce antes de 37 semanas.

 .

.

Assessoria de Imprensa do Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas)
(48) 3091 0306 |  contato@ideas.med.br
Rua Souza Dutra, 145 – Sala 709 – Estreito – Florianópolis / SC