A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina confirma a morte de uma estudante, de 12 anos, moradora de Imbituba, por meningococcemia, forma extremamente grave com disseminação da bactéria por todo o organismo, causando manchas pelo corpo e podendo levar rapidamente ao óbito.

A paciente era de Imbituba, estava internada em Florianópolis, e veio a óbito no último domingo, dia 16 de junho. A meningococcemia foi diagnóstica pelas características clínico-epidemiológicas da paciente, mas o resultado do exame que vai identificar o agente causador está sendo realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen). A Diretoria ainda aguarda esse resultado que deve sair na quarta (19).

A vigilância já iniciou a quimioprofilaxia para evitar casos secundários, evitando a transmissão para mais pessoas. Neste procedimento, todos os contatos próximos a estudantes tomam um antibiótico. A meningococcemia pode ser transmitida pelas vias respiratórias e por gotículas e secreções do paciente, contato íntimo (residente da mesma casa, pessoas que compartilham o mesmo dormitório ou alojamento). A propagação também é facilitada em ambientes fechados e/ou sem ventilação.

Equipes da DIVE/SC estão em Imbituba reunidos com equipes da Secretaria Municipal de Saúde, de Educação, Regional de Saúde e pais de alunos para repassar orientações e definir outras medidas de prevenção. Todas as escolas do município estão fechadas e os Jogos Estudantis de Imbituba (JEIMB) que estavam sendo realizados na cidade foram suspensos. A medida foi tomada para evitar a aglomeração de pessoas em locais fechados.

Uma segunda estudante, também com 12 anos, está internada com suspeita de meningite bacteriana. O caso ainda está em investigação. A Diretoria aguarda o resultados dos exames para confirmar ou descartar o caso.

Doença meningocócica em Santa Catarina

Este ano, foram confirmados 19 casos de doença meningocócica nos municípios de Blumenau (2), Turvo (1), Itapema (1) , Navegantes (1), São Francisco do Sul (1), Balneário Camboriú (1), Garopaba (1), Itajaí (1), Lages (1), Itapema (1), Porto União (1), Jaraguá do Sul (1), Fraiburgo (1), Criciúma (1), Itajaí (1), Bombinhas (1), Palhoça (1), Imbituba (1).

Três pessoas morreram:
Mulher, 18 anos, residente em Lages