Santa Catarina – De Janeiro a Março desse ano, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizou 81,8 mil atendimentos. Os números são do relatório divulgado no início desse mês e evidenciam cada vez mais a importância da atuação e da presença das equipes de socorro em todo o território catarinense.
Do total de ocorrências registradas, quase metade delas foram resolvidas apenas com orientação por telefone feita pelas equipes das Centrais de Regulação. As que precisaram de envio de veículo contabilizaram 35,5 mil.
Os registros também destacam um dado significativo referente ao atendimento a pacientes acima dos 60 anos, representando 30% do total de casos. Já as crianças de zero a 13 anos corresponderam a 10,18% do uso do serviço nestes primeiros três meses.
O secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, destaca que os números do relatório revelam respostas positivas e refletem a excelente atuação desses profissionais nas questões do dia a dia, servindo também para mapear e qualificar as oito macrorregiões.
"Os números evidenciam que nós temos um serviço de urgência e emergência significativo dentro do Estado de Santa Catarina. E demonstra uma característica de atendimento humanitário importante, tendo em vista o número de ocorrências principalmente com idosos que precisam de cuidado especial por parte das equipes e uma capacitação adequada para este tipo de atendimento", comenta o secretário Helton.
O número de trotes, segundo o relatório, é grande, com 9,1 mil ligações. Os principais atendimentos foram de ocorrências cardiovasculares, neurológicas, problemas gastro-enterológicos e quedas. Por outro lado, o relatório aponta um descréscimo no número de acidentes no período, com redução de 4% dos atendimentos desta natureza.
Atendimentos
Clínico adulto (63,71% dos casos)
Causas externas ( 24,38%)
Causas psiquiátricas (7.73%)
Foto : Andrey Lehnemann