Florianópolis, 1º de Novembro de 2017

O secretário de Estado da Saúde, Dr. Vicente Caropreso, deu as boas vindas aos novos 42 médicos e 15 enfermeiros selecionados para atuar nos Núcleos Internos de Regulação (NIRs) dos hospitais públicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta quarta-feira, 1º. O treinamento inicial a esses profissionais que organizarão a regulação interna de cada unidade hospitalar foi realizado no período da manhã, no auditório da Fundação de Apoio do Hemosc/Cepon (Fahece), em Florianópolis.

Os profissionais dos NIRs trabalharão para melhorar a operacionalização dos leitos, do fluxo de pacientes, procedimentos e exames, gerando maior equilíbrio no sistema de regulação em cada hospital. “Vivemos um momento de dificuldade e precisamos encontrar soluções. A chegada de vocês é justamente dar serenidade no processo de regulação interno dos nossos hospitais. Temos que otimizar os nossos potenciais sejam dentro ou fora e é isso que estamos fazendo”, explicou Caropreso.

Ainda segundo o secretário é preciso organizar a casa. “Muitas pessoas procuram os hospitais para situações que não são de risco iminente de morte. Quando há risco de perder um membro, a pessoa está infartada, uma apendicite, envolvimento em acidente, nessas situações deve-se ir ou ser encaminhado para um hospital. E vocês são os grandes agentes para organizar isso, respeitando o dinheiro público, dando um ordenamento nas filas para tratamento e, também, protegendo o trabalho dos seus colegas que atuam diretamente com os pacientes e, muitas vezes, estão sobrecarregados”, enfatizou Dr. Vicente.

O superintendente dos Hospitais Públicos da SES, Marcelo Lemos, disse estar muito feliz em completar uma etapa fundamental para os hospitais estaduais, que é a concepção do NIR. “A regulação é de extrema importância para alcançar a equidade no sistema público de saúde. E o NIR é essencial para isso”, explicou Dr. Marcelo.

A superintendente de Serviços Especializados e Regulação, Karin Geller, disse que este momento é de extrema importância para a SES. “O sonho da Regulação Estadual era ser parceira da Superintendência dos Hospitais na atuação dos NIRs e isso está se efetivando a agora. É importante essa reunião de forças para chegar a uma regulação interna eficiente”, comemorou Karin.

As equipes dos NIRs serão compostas por cinco médicos e dois enfermeiros nos hospitais maiores, e quatro médicos e dois enfermeiros nos NIRs dos hospitais de menor porte. Os profissionais que assumiram hoje farão parte dos núcleos já existentes no Hospital Governador Celso Ramos, Hospital Infantil Joana de Gusmão, Maternidade Carmela Dutra, Hospital Nereu Ramos, Hospital Regional de São José, Instituto de Cardiologia, Instituto de Psiquiatria, Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, Maternidade Darcy Vargas, Hospital Geral Tereza Ramos.

Atribuições do NIR

• Coordenar junto ao setor de internação/faturamento as internações no Sistema Nacional de Regulação (SISREG);

• Assumir a gestão de leitos, com base no censo hospitalar;

• Regular as vagas das unidades de internação;

• Definir junto à equipe de assistência aos pacientes para leitos de retaguarda;

• Coordenar e executar o processo de regulação no âmbito hospitalar;

• Orientar o fluxo de acesso dos pacientes aos serviços de saúde hospitalares, baseando-se na universalidade, equidade e integralidade;

• Sensibilizar os demais setores do hospital sobre a gestão de leitos centralizada;

• Fazer a interface com a equipe de emergência dos pacientes elegíveis para transferência;

• Intermediar os procedimentos de transferências de/para outras unidades hospitalares (CRIH);

• Elaborar e divulgar Regimento Interno do NIR e horário de funcionamento;

• Agilizar os exames para definir internação ou alta na emergência;

• Atuar para efetivar e desospitalização dos pacientes;

• Monitorar o tempo de permanência e taxa de ocupação;

• Acordar com as especialidades a alta programada;

• Viabilizar a utilização e aplicação de protocolos clínicos.