icone facebookicone twittericone instagram

Florianópolis, 25 de Outubro de 2017

Entre os dias 23 e 27, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Coordenação de Saúde Bucal da Atenção Básica, promove o Seminário Virtual de Experiências Exitosas em Saúde Bucal. Profissionais de municípios e de gerências Regionais de Saúde participam e compartilham experiências por meio do programa Telessaúde.

Esse período coincide com a Semana de Promoção da Saúde Bucal, instituída pelo Estado de Santa Catarina em 2001, por meio da Lei 12.062. Além disso, o Dia Nacional do Cirurgião Dentista é comemorado em 25 de Outubro.

No dia 23, a equipe de Blumenau apresentou o trabalho Atendimento Odontológico Hospitalar para pessoas com necessidades especiais (PNE). A Gerência de Saúde de Criciúma trouxe para discussão a Pactuação do Atendimento Odontológico Hospitalar para pessoas com necessidades especiais na Região Carbonífera, e a Gerência de Saúde de Lages abordou A  Ampliação do Pré-Natal Odontológico na Rede Cegonha.

No dia 24 o município de Brusque apresentou trabalho sobre Diagnóstico de Anquiloglossia no Atendimento Odontológico do Neonato (anquiloglossia é uma anomalia congênita, em que o frênulo lingual restringe os movimentos da língua). A equipe de Vargem Bonita apresentou o Projeto Puérpera, e os profissionais de Jupiá falaram da Percepção de escolares quanto a participação nos programas de saúde bucal. No dia 26 será realizada uma web palestra com o tema Gestão em Saúde Bucal.

Segundo o coordenador de Saúde Bucal da SES, Nestor Antônio Schmidt de Carvalho, esta semana é de promoção e prevenção nos municípios catarinenses. “Nosso objetivo é incentivar os municípios a realizarem atividades envolvendo a comunidade. Os trabalhos apresentados mostram que as equipes estão engajadas com as suas comunidades em ações de prevenção da saúde bucal”, comentou  o coordenador.