Florianópolis, 23 de Outubro de 2017

Na tarde desta segunda-feira, 23, Bombeiros Militares, profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e das Unidades de Pronto Atendimento da Grande Florianópolis participaram de uma capacitação sobre prevenção e atendimento a vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC). O encontro faz parte da campanha de combate ao AVC promovida pelo Hospital Governador Celso Ramos (HGCR), entre 22 e 29 de Outubro.

A neurologista do HGCR, Gladys Lentz Martins, explica que o rápido atendimento a vítimas de AVC é primordial para salvar vidas e restabelecer a saúde neurológica dos pacientes. “Por isso, a tarde de hoje é fundamental para que os profissionais que atuam no atendimento pré-hospitalar no estado possam atualizar seus conhecimentos e técnicas, diagnosticar e intervir nos casos de AVC de maneira rápida e eficaz”, explicou Gladys, que também é coordenadora da campanha.

Atualmente, cerca de 80% dos pacientes neurológicos que dão entrada no Hospital Celso Ramos são trazidos pelos profissionais que fazem o atendimento pré-hospitalar (APH) no Estado. “Agora, com o APH integrado entre SAMU e Corpo de Bombeiros Militar, é fundamental que essa capacitação também seja conjunta, como forma de continuar agregando conhecimento e integrando os profissionais”, complementou a neurologista do HGCR.

O coordenador médico do SAMU, André Motta Ribeiro, explica que há uma série de protocolos internacionais de atendimento que são seguidos pelos profissionais que realizam o atendimento pré-hospitalar no Estado às vítimas de AVC. “A atualização dos conhecimentos é primordial para a manutenção de um atendimento de qualidade, já que 30% das emergências clínicas do Hospital Governador Celso Ramos são decorrentes de casos neurológicos”, apontou André Motta.

O evento teve palestras com a breve apresentação do gerente Estadual do SAMU, Coronel BM, João Batista Cordeiro, sobre o trabalho de atendimento pré-hospitalar integrado entre SAMU e Bombeiros. Também houve palestras com os neurologistas Diego Antônio Fagundes e Lisiane Ganassim.

O AVC é considerado a segunda doença que mais mata e a primeira que incapacita neurologicamente pessoas no Brasil, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares. O dia 29 de Outubro é considerado o Dia Mundial de AVC. O Hospital Governador Celso Ramos, de Florianópolis, é referência estadual para tratamento neurológico.

Veja a programação completa aqui.

Foto: Jackson Jacques- Soldado BM