Florianópolis, 10 de outubro de 2017.

A saúde catarinense perdeu o médico Mário Gentil Costa, 82 anos, que morreu nesta segunda-feira, 9, em Florianópolis. O velório será a partir das 8 horas da manhã de hoje, 10, no Salão Verde do Jardim da Paz. Não haverá sepultamento. O corpo seguirá no meio da tarde para cremação em Palhoça. A cerimônia será somente para a família.

Mário Gentil Costa formou-se em Medicina em 1960, na Universidade Federal do Paraná, e fez Residência Médica em Otorrinolaringologia na Faculdade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro. Foi Secretário da Associação Catarinense de Medicina na Gestão 1969-1971, Membro Titular da Academia de Medicina do Estado de Santa Catarina (Acamesc), Conselheiro do Conselho Regional de Medicina (Cremesc), Presidente de honra da federada catarinense da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames) e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) por quase três décadas.

Foi artista plástico com diversas exposições realizadas e escritor premiado, sendo merecedor, entre outros reconhecimentos, do Prêmio Virgílio Várzea de Contos, da Fundação Catarinense de Cultura. Foi autor de diversos livros, entre eles, “A Testemunha”, “Marcas do Tempo”, “Cicatrizes”, “O Sexto Sentido”, “Conexão Brasil” e a biografia de “Antônio Moniz de Aragão – Uma vida e um exemplo