icone facebookicone twittericone instagram

Caçador, 16 de agosto de 2017

O governador Raimundo Colombo e o secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, inauguraram na tarde desta terça-feira, 15, a nova unidade de urgência e emergência do Hospital Maicé, em Caçador, no Meio-Oeste. O investimento do Governo do Estado foi de R$ 2,5 milhões, por meio do Investsaúde. A unidade atende, em média, cinco mil pacientes por mês. Na ocasião, Colombo anunciou um convênio mensal de apoio operacional no valor de 300 mil.

“A iniciativa privada deu uma colaboração extraordinária, e a soma de esforços faz com que a gente consiga realizar esse sonho de ter uma estrutura melhor, novos equipamentos, melhor condição de atender e resolutividade. Ou seja, será possível proteger mais as pessoas. Este é um grande exemplo a se seguir pelos outros municípios. Quando a comunidade participa, se integra, colabora, ajuda, a gente avança muito mais rápido e melhor”, disse o governador.

 

alt

A nova área possui 600 metros quadrados, onde serão realizados os atendimentos de urgência e emergência. As ambulâncias terão acesso lateral e os pacientes serão encaminhados diretamente para área específica, garantindo agilidade no atendimento.

No total, foram investidos R$ 4,2 milhões para a realização das obras e compra de equipamentos, sendo parte do Governo do Estado e o restante de emenda parlamentar e doação da família Adami. Atualmente, o hospital tem capacidade instalada de 134 leitos, sendo 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Para o presidente do Conselho Administrativo do hospital, Leonir Tesser, é um privilégio entregar a nova ala para a população. “Nosso hospital foi inaugurado em 1979 e, de lá para cá, não sofreu nenhum tipo de interferência, seja física ou na modernização de equipamentos. Essa é a primeira grande obra que o hospital promove e que realmente pode ser vista pela comunidade”, disse.

Caropreso destacou que as pessoas querem qualidade no atendimento. “Estamos investindo em ampliação, revitalização​, equipamentos modernos e contratação de funcionários. O objetivo é qualificar o serviço para a população”, afirmou.

Maicé significa "fazer amigos" em tupi-guarani. A diretora do Hospital Maicé, irmã Elizabeth Lima, falou da importância da união e amizade das pessoas para a ampliação da unidade. “Centenas de pessoas contribuíram para que hoje a gente tivesse essa unidade qualificada dentro do que preconiza a Vigilância Sanitária e também com equipamentos que correspondem à necessidade da nossa unidade de urgência e emergência”, explicou.

A moradora de Caçador Fátima Clarice Bastos acredita que o local vai funcionar bem melhor com o novo espaço. “A população só tem a ganhar”. Já Emília Novacoski Chaves diz que a obra beneficia a região. “É muito bom para a comunidade e para as outras cidades vizinhas, que foram premiadas com o novo local. A união faz a força”, comemorou a moradora.

O fraiburguense Alcemar Rodrigues esteve no hospital nesta terça-feira. “Para nós, que viemos de fora, ficou ótimo e mais organizado. O estacionamento também está melhor. Na última vez que estive aqui, não havia estacionamento na frente nem essa capacidade de atendimento”, explicou.

 

 

alt
Foto: James Tavares/Secom