Blumenau, 03 de agosto de 2017

Está acontecendo em Blumenau, na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), o 5° evento macrorregional de regulação hospitalar. O evento se iniciou nesta quarta-feira, 2, e termina na tarde desta quinta, 3. O objetivo é qualificar as ações regulatórias em todo o Estado de Santa Catarina e apresentar as ações necessárias para efetivação da Lei Estadual nº 17.066, de 11 de janeiro de 2017, que dispõe sobre a publicação das filas de espera na internet.

A equipe de regulação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) dividiu o estado por macrorregiões e está capacitando os profissionais das secretarias de Saúde dos municípios e os funcionários de hospitais. Segundo a superintendente dos serviços especializados e regulação da Secretaria de Estado da Saúde, Karin Cristine Geller Leopoldo, este ano, todos os 295 municípios e os 185 hospitais de Santa Catarina terão o sistema implantado, utilizando um único cadastro para a fila de espera atualizada e discriminada dos pacientes que aguardam consultas, exames e intervenções.

O secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, que participou da abertura do segundo dia de atividades, destacou a importância da regulação no estado. “Este trabalho tem recebido atenção e destaque no Ministério da Saúde. O ministro Ricardo Barros tem revelado que Santa Catarina está dando um passo importante para melhorar o atendimento através do SUS. Nosso estado está sendo visto como modelo para o Brasil”, ressaltou.

Evento de regulação

Após a capacitação de todos os profissionais da saúde no estado, a lista de espera estará disponibilizada na internet (a ser divulgado) e seguirá a ordem de inscrição para a chamada dos pacientes, sendo a única ressalva quando se tratarem de atendimentos emergenciais.

Informações adicionais para a imprensa:
Ricardo Lunge
Agência de Desenvolvimento Regional de Blumenau