Florianópolis, 8 de maio de 2017
O Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG) realizou no último sábado, 6, um mutirão de cirurgias pediátricas. A iniciativa partiu da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE), que organizou mutirões em 20 instituições do país.
Foram feitos 21 procedimentos, entre eles cirurgias eletivas de hérnia inguial, hérnia umbilical e postectomia. As cirurgias foram realizadas por uma equipe formada por seis cirurgiões pediátricos, seis residentes, sete anestesistas e dez enfermeiros. Todo o processo durou cerca de 7 horas.
O cirurgião pediátrico José Antônio de Souza, que participou do mutirão, explicou a importância do projeto. "Esta não é a solução definitiva para os problemas de fila de espera, mas só aqui operamos 21 crianças. Com este número de mutirões sendo realizados pelo país, ocorrerá uma boa diminuição nas filas", acredita o médico.
Organizada desde 2006, esta ação nacional já beneficiou muitas crianças e adolescentes no Brasil, abreviando o tempo de espera por cirurgias ambulatoriais e por cirurgias mais complexas que necessitam de internação.