icone facebookicone twittericone instagram

Florianópolis, 03 de maio de 2017

Foi iniciado nesta quarta-feira, 3, o treinamento para a aprimoração do Sistema Nacional de Regulação (SISREG) já implantado em Santa Catarina desde 2010. O evento foi realizado no Morro das Pedras Praia Hotel, no Morro das Pedras, em Florianópolis, e contou com a participação de servidores da saúde estadual, das centrais de internação e representantes do Ministério Público (MP).

O treinamento dá início à programação preparada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com o MP para a capacitação das oito centrais de internação, dos 295 municípios e de 180 hospitais do estado para o uso da ferramenta de inclusão das filas para cirurgias eletivas. O treinamento também capacitará aqueles municípios que ainda não usam o sistema para o serviço de regulação ambulatorial. Atualmente, cerca de 40 municípios de Santa Catarina utilizam o SISREG para este fim. O cronograma tem previsão para o treinamento acabar em 20 de setembro.

A superintendente de Serviços Especializados e Regulação da SES, Karin Geller, falou sobre o trabalho da secretaria para oferecer a transparência dessas filas de espera. "Nós começamos a desenvolver um estudo para que o estado desenvolva uma ferramenta que capture a informação do SISREG e a torne pública para o usuário. Isso possibilitará que o usuário acompanhe a situação na fila. Com este treinamento, pretendemos chegar ao fim de setembro preparados para trabalhar na publicização destes dados", explicou Karin.

Na ocasião, o secretário de Estado da Saúde, Dr. Vicente Caropreso, falou sobre a importância da transparência nos serviços de saúde. "É de suma importância que os pacientes possam ter acesso a este tipo de informação. Para isso, é responsabilidade de todos nós, estados e municípios, o desenvolvimento e o uso coerente e contínuo destas ferramentas", complementou Caropreso.