Joinville, 28 de março de 2017

Bebês prematuros ou nascidos de gestantes com dificuldades de lactação precisam de leite materno. Mães em fase de aleitamento podem fazer doações na Maternidade Darcy Vargas, em Joinville. No Banco de Leite do hospital foi montada uma sala para receber as doadoras e também há o serviço de coleta a domicílio, uma vez por semana.

No ano passado foram coletados 1.621 litros de 771 doadoras, o suficiente para a sobrevivência de 670 bebês. Em 2015, o número de atendimentos foi: 1.351 litros coletados e 673 recém-nascidos amamentados por doadoras. Embora o Brasil disponha da maior rede de bancos de leite do mundo - 215 locais de armazenamento e 146 postos de coleta - a captação de mais doadoras é um dos grandes desafios.

A pediatra Maria Beatriz do Nascimento, responsável pelo Banco de Leite, da MDV, explica que o setor em Joinville é referência estadual para o Ministério da Saúde e Fundação Fio Cruz. “Há poucos bancos no país que funcionam durante 24 horas e a partir do dia 1º de abril passa há funcionar das 7h da manhã às 19h, todos os dias da semana”.

Os atendimentos externos continuam sendo agendados e os atendimentos internos das mães no período noturno ocorrem nos leitos de internação. Não há leite em falta, mas quanto maior o número de doações maior a quantidade a ser disponibilizado a quem precisa. “A prioridade da amamentação com o leite doado é sempre para bebês prematuros e internados na UTI Neo Natal”, conta a médica Beatriz.

Para quem deseja fazer doação, a orientação é entrar em contato pelo telefone (47) 3461-5704. Serão fornecidas informações e a MDV tem sistema de rota que busca o leite na residência com equipamentos adequados. Para as mães doadoras que se deslocam ao hospital e precisam justificar no serviço, é feita uma declaração de comparecimento.

No Banco de Leite da Maternidade Darcy Vargas são realizados atendimentos de enfermagem para a coleta do leite. Quando é identificado algum problema, é encaminhado para consulta médica. Há casos de mães com dúvidas de posicionamento para amamentar, peito empedrado, mastite e rachaduras.

De acordo com o médico pediatra Fernando Pereira, diretor da MDV, é uma autonomia de cada unidade hospitalar readequar a sua escala de qualquer setor para serviços essenciais de atendimentos as pacientes como a UTI Neo Natal e o Centro Obstétrico. “Nenhum hospital do Estado tem Banco de Leite que funciona à noite. Nós vamos continuar recebendo doações durante todos os dias da semana e continuaremos fazendo coleta semanal das doadoras”. As mães internadas na MDV continuam tendo assistência normal em seus leitos.

Dados do Banco de Leite da MDV

* 2017