Joinville, 7 de fevereiro de 2017

O secretário de Estado da Saúde, Dr. Vicente Caropreso, esteve em Joinville nesta segunda-feira, 6, para visitar o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, o Infantil Jeser Amarante Faria e a Maternidade Darcy Vargas que mensalmente custam R$ 22 milhões ao Governo do Estado. Em reunião com os diretores de todas as unidades, Caropreso avaliou contratos, andamento de obras, e pontuou a necessidade de reduzir custos na saúde. Acompanharam as agendas a secretária da Agência de Desenvolvimento Regional, Simone Schramm, e os deputados Dalmo Claro de Oliveira, Kennedy Nunes e Nilson Gonçalves.

“Na Maternidade Darcy Vargas vamos dar continuidade as obras de recuperação do telhado que precisa ser feito com urgência e já autorizamos a liberação dos recursos. E, estão sendo feitas obras de expansão na área de pós-anestesia que vai aumentar de dois para seis leitos e também está sendo concluída a colocação de um moderno equipamento de ar condicionado”, resumiu o secretário em visita a unidade.

O secretário ficou satisfeito com o investimento na ampliação da estrutura do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt. “No Regional muitas obras estão sendo feitas para serem entregues à comunidade ainda esse ano. É o caso dos novos leitos de internação que ficam prontos neste primeiro semestre. Mas aqui temos de dar mais atenção a parte de equipamentos e ampliar os exames”, destaca Dr. Vicente. São mais de R$ 20 milhões investidos em obras na unidade.

Sobre o contrato com as organizações sociais há uma sinalização de que a Secretaria de Estado da Saúde avalie o convênio para dar aos hospitais o foco de urgência e emergência. “Joinville depende quase 100% do Hospital Infantil Jeser Amarante que encampou muitos serviços que não são de responsabilidade dele. Muitas prefeituras, inclusive a de Joinville, não tem serviço de pediatria na rede básica e acaba sobrecarregando o hospital que deve ser de urgência e emergência”, ponderou Caropreso depois de visitar o hospital.

De acordo com o secretário há necessidade de manter o pagamento em dia e valorizar mais a competência da unidade para as especialidades na qual é referência. “Alguns serviços de alta complexidade, de cirurgias e tratamentos que vão para outros Estados, e custam bastante, podem ser feitos aqui em Santa Catarina e no Hospital Infantil, em Joinville”, explicou Dr. Vicente.

O secretário de Estado da Saúde terminou as visitas muito satisfeito com tudo que viu. “Joinville é uma terra de muito trabalho, muita dedicação, bons profissionais de saúde, tanto médicos como todo corpo profissional dos hospitais. Saio daqui com uma impressão muito boa. Mas também com a certeza que precisamos melhorar alguns serviços pontuais e o relacionamento entre os hospitais públicos, inclusive entre o Hospital Municipal São José e o Hospital Regional. Essa relação mais plena aprimorará serviços, fará com que um deles possam ser vocacionado, e assim tornar alguns desses serviços de alta referência”, conclui Dr. Vicente Caropreso.

Secretário conversa com pacientes da Maternidade Darcy Vargas

Ala pronta no Hospital Regional de Joinville