icone facebookicone twittericone instagram

Florianópolis, 31 de janeiro de 2017

Nesta terça-feira, 31, o secretário Dr. Vicente Caropreso visitou as instalações do prédio Anexo I da Secretaria de Estado da Saúde (SES), localizado na Rua Esteves Junior, 390, no Centro de Florianópolis, antiga Policlínica. Na ocasião, Caropreso conversou com os funcionários e conheceu os serviços realizados no local.

O secretário demonstrou bastante interesse pelo Sistema Catarinense de Telemedicina e Telessaúde (STT) voltado para o Sistema Único de Saúde (SUS), que oferece os seguintes serviços: teleconsultoria clínica, de processo de trabalho (consulta em tempo real ou respondida em até 72 horas úteis) e serviço de 0800 para ajudar os profissionais no diagnóstico, tratamento e resolução de casos de intoxicação e envenenamento, por meio do Centro de Informações Toxicológicas - CIT); webconferência com palestras virtuais temáticas, realizadas duas vezes na semana por profissionais com experiência em Atenção Básica; cursos a distância com temas voltados à organização de processos de trabalho e questões clínicas, com certificação individual; telediagnóstico que permite acesso a laudos de exames realizados nos municípios e emitidos a distância por especialistas; e telemedicina nos hospitais para armazenamento e envio de exames, bem como facilitação de acesso a exames e laudos, tudo via internet.

Vicente Caropreso também visitou as instalações do SC Transplantes e conversou com o gerente Leandro Botelho. “Em 2016, Santa Catarina manteve liderança nacional na doação de órgãos para transplantes. Temos a melhor taxa de doação do Brasil, 36,2 doadores efetivos por milhão de população (p.m.p), sendo que a média nacional ficou em 14,4 doadores p.m.p. Além disso, em 2016 novamente batemos o recorde em número de doações de múltiplos órgãos, com 251 doações, ou seja, um aumento de 23% em relação ao ano de 2015. O desempenho é resultado de investimentos em logística e em treinamentos que realizamos com as equipes dos hospitais responsáveis pela abordagem das famílias dos doadores no momento da perda”, explicou Leandro.

Além da Telemedicina e do SC Transplantes, o secretário conheceu a estrutura dos outros serviços localizados no Anexo I, como o almoxarifado, o Tratamento Fora do Domicílio (TFD), a Diretoria de Educação Permanente em Saúde (DEPS) e gerências, a Diretoria de Assistência Farmacêutica (DIAF) e gerências, a Superintendência de Serviços Especializados e Regulação (SUR) e gerências, Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV), Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) e gerências, Ouvidoria, Gerência de Coordenação da Atenção Básica (Geabs) e Gerência de Tecnologia da Informação e Governança Eletrônica (Getin). Para complementar a visita, Dr. Vicente Caropreso solicitou que cada setor encaminhasse para seu e-mail um relatório de suas atividades.

alt

 

Dr. Vicente Caropreso visitando o setor de Atenção Básica do Anexo I

alt

Visita ao SC Transplantes, localizado no Anexo I da SES

 

Veja mais fotos da visita aqui