icone facebookicone twittericone instagram

Ibirama, 26 de janeiro de 2017 

O Dia de Ação de Governo na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama contou com a visita do secretário adjunto da Saúde, Murilo Capella. Na região, o médico conversou com jornalistas e visitou os hospitais Maria Auxiliadora, em Presidente Getúlio e Dr. Waldomiro Colautti, em Ibirama.
O evento começou com uma coletiva de imprensa na ADR, onde Capella falou sobre a perspectiva de aumento nos repasses da saúde, Ele anunciou ainda que nesse momento o Governo do Estado trabalha na criação do modelo de uma empresa para administrar hospitais que enfrentam dificuldades para contratação de equipe médica. “Ela iria atender os hospitais que precisam porque não adianta apenas construir, já que se nós formos colocar funcionários nossos esbarramos na folha de pagamento”, revela.

Ele explicou que a entidade trabalharia na mesma linha de uma Organização Social, as chamadas OS’s, mas que na verdade seria estatal. “Esse projeto já passou pela área jurídica, Casa Civil e que agora está em análise. Para isso o governador ainda terá que fazer o projeto e encaminhá-lo para aprovação na Assembleia. Se ele for aprovado, vamos reproduzir a Fundação Hospitalar de Santa Catarina que existia há 30 anos.”

Na entrevista, Capella também foi questionado por jornalistas sobre a UTI do Hospital Dr. Waldomiro Colautti e destacou que a maior dificuldade no setor não é financeira e sim a burocracia. “Nós temos dinheiro para fazer investimentos importantes, mas infelizmente o Governo do Estado precisa respeitar processos burocráticos. Hoje estamos finalizando a compra dos últimos equipamentos que faltam e posso afirmar com toda a certeza que essa UTI abre as portas ainda este ano. Esta é a obra mais importante que o Governo pode entregar aqui na região.”

Ele lembrou ainda que por motivos pessoais tem um carinho muito grande pela unidade, já que foi amigo do médico Waldomiro Colautti que dá nome ao hospital. “Aqui também vivi um episódio muito particular porque um dia viajava com dois filhos e um deles teve uma crise de cólica renal. Na época viemos a esse hospital e o doutor Waldomiro nos atendeu com todo carinho de sempre. Por esse e por outros motivos que tenho o compromisso com vocês de abrir essa UTI.”

O diretor do HDWC, Roberto Ferrari complementou a fala do secretário e ressaltou que a equipe profissional para atuar na UTI está 100% pronta e agora eles aguardam apenas a chegada do últimos equipamentos para que o serviço seja oferecido. “O pessoal não tem mais nenhum entrave e o tempo é apenas de recebermos os equipamentos, testá-los e iniciar o trabalho. De uma vez por todas poderemos virar essa página.”

Visitas

Depois da coletiva de imprensa, Capella visitou as obras do Hospital e Maternidade Maria Auxiliadora, em Presidente Getúlio, que já recebeu mais de R$ 4,8 milhões do Governo do Estado para reformas e ampliações. Na unidade ele foi recebido pela diretora, irmã Aurélia Pauli, que falou sobre a importância dos recursos. “Eles têm sido fundamentais para as melhorias que estamos fazendo. Nossa intenção é inaugurar a obra no dia 8 de dezembro.”, anunciou.
Em seguida a comitiva visitou o Dr. Waldomiro Colautti onde a direção fez uma breve apresentação dos números de atendimentos do ano passado e perspectivas para 2017, além de falar das obras que serão realizadas no local como construção de uma nova capela e estacionamento com capacidade para mais 70 vagas.

Informações para a imprensa:
Helena Marquardt

Assessoria de comunicação ADR Ibirama

Fone (47) 3357-8908 / (47) 8819-9350

alt

 

 

alt

Fotos: Helena Marquardt