Florianópolis, 2 de setembro de 2016

Encerrou nesta sexta-feira, 2, o treinamento “Implantação e Monitoramento do exame de cultura de micobactérias pelo método de Ogawa Kudoh”, referente ao diagnóstico da Tuberculose. A capacitação, iniciada no dia 29 de agosto, foi promovida pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Florianópolis, com o apoio do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, em parceria com o Núcleo de Doenças Infecciosas da Universidade Federal do Espírito Santo.

O objetivo do evento é aprimorar o conhecimento teórico e prático dos profissionais dos laboratórios de micobacteriologia, com ênfase no aperfeiçoamento do diagnóstico laboratorial da tuberculose, além de buscar a redução de custos de realização desse exame.

Participaram da capacitação os servidores do Lacen Regional de Criciúma e de Chapecó, dos laboratórios municipais de Balneário Camboriú, São José e Florianópolis. Também estiveram presentes servidores do Lacen de Florianópolis que atuam nas áreas de Tuberculose e produção de Meios de Cultura, totalizando 12 participantes.