icone facebookicone twittericone instagram

Florianópolis, 18 de agosto de 2016

O encontro científico do mês de agosto promovido pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) terá como tema Tabagismo: Prevenção e Controle. O evento é dirigido a profissionais de saúde e será realizado no Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, às 14h, no auditório da Escola de Saúde Pública (ESP), na rua Esteves Júnior, 390, em Florianópolis.

A palestra será ministrada por Jane Laner Cardoso, chefe da Divisão de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Gerência de Vigilância de Agravos (Dant/Gevra), e por Adriana Elias, responsável pelo Setor de Tabagismo. Ações de prevenção, atenção à saúde do tabagista oferecida pelos serviços de saúde nos municípios de Santa Catarina e o tabagismo como um importante fator de risco para várias doenças são os assuntos a serem abordados pelas técnicas da DIVE.

O encontro científico vem sendo realizado desde março deste ano, com o objetivo de divulgar novos conhecimentos e tecnologias utilizados pelas gerências e setores da DIVE, assim como as ações desenvolvidas pela área da saúde em relação ao tema proposto. A primeira edição foi sobre o “Panorama da dengue, zika e chikungunya e ações de enfrentamento em Santa Catarina”, ministrada por Suzana Zeccer, gerente de Vigilância de Zoonoses e Entomologia. 

Os demais foram “Influenza: temporada 2016”, por Vanessa Vieira da Silva, Programa Vida no Trânsito em Santa Catarina, por Jane Laner Cardoso, “Hepatites: o importante é a prevenção”, por Simone Bittencourt e “Calendário de Vacinação”, por Luciana Amorim​. Os próximos temas serão raiva, em setembro, sífilis, em outubro, malária, em novembro​, e Aids​, em dezembro.​