icone facebookicone twittericone instagram

Florianópolis, 26 de julho de 2016

O Centro de Hematologia de Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) passou a utilizar a partir desta semana, o novo modelo da etiqueta de bolsas no padrão ISBT 128, padrão internacional de identificação, rotulagem e processamento do sangue. A nova etiquetagem tem como função identificar as bolsas sanguíneas liberadas pelos hemocentros em qualquer lugar do mundo.

A formalização do uso desse padrão no Brasil foi publicada por meio da portaria nº2.073/11, do Ministério da Saúde (MS). A portaria regulamenta o uso de padrões de interoperabilidade para sistemas de informação em saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). E também define o Padrão ISBT 128 para a codificação de dados de identificação de produtos. O ISBT 128 apresenta um sistema de numeração de doação que assegura a identificação global e exclusiva.

Segundo Mônica Meller, responsável pela Assessoria de Informática do Hemosc, uma bolsa rotulada com a etiqueta ISBT 128 fornece, por meio do código de barras, informações referentes ao local de coleta, produto, tipagem sanguínea e validade do hemocomponente. Isso permite o envio e recebimento de hemocomponentes entre serviços de hemoterapia do munto inteiro que possuam o padrão ISBT 128 implantado.

O Ministério da Saúde recomendou a todos os hemocentros do Brasil este novo sistema. No segundo semestre de 2014, o Hemosc conquistou a Certificação da AABB, sendo uma das exigências a implantação total do Sistema ISBT 128 para a próxima auditoria em 2016.