icone facebookicone twittericone instagram

Florianópolis, 7 de abril de 2016

Cirurgiões latino-americanos participaram do Curso Internacional de Tratamento Avançado em Queimaduras realizado no Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis, nesta quarta e quinta-feira (6 e 7). O curso é uma atualização de práticas cirúrgicas em casos de queimaduras, e ocorre uma vez por ano na unidade com profissionais convidados pelo Hospital Infantil.

Neste ano, o evento contou com a participação de quatro médicos, dois chilenos e dois argentinos. Os profissionais chilenos são chefes de serviço do Hospital Felix Bulnes, em Santiago. Os médicos argentinos são chefes de serviço nos hospitais Garrahan e Quemados, ambos em Buenos Aires. O curso teve três cirurgias simultâneas e discussão de casos clínicos.

Segundo o chefe da Ala de Queimados do HIJG, o cirurgião pediátrico Maurício Pereima, os médicos latino-americanos vieram para aprender as técnicas de cirurgia de queimados usadas com bastante sucesso na unidade. “Em nossas cirurgias usamos a Matriz de Regeneração Dérmica (MRD), que é um substituto de pele complexo, permanente, de dupla camada. Assim que essa placa regenerar a derme e a epiderme do paciente, trocamos por um enxerto autólogo de pele fina”, explica Pereima, responsável pelo curso.

O Hospital Infantil Joana de Gusmão foi o primeiro hospital público no país a usar a matriz, que vem sendo utilizada no tratamento de queimados desde 2002. O seu uso está cada vez mais ampliado. As indicações para uso da MDR incluem áreas queimadas que necessitam de pele de melhor qualidade, como pescoço, grandes articulações, mãos e mamas, ou em grandes queimados submetidos à excisão tangencial sem área doadora suficiente para o enxerto autólogo.

A matriz possui muitas vantagens, não apresenta resposta imunológica, é estéril e pode ser armazenada por longos períodos. Além disso, a técnica de implante é relativamente simples, o enxerto epidérmico é fino (menor morbidade da área doadora), apresenta resultados próximos da pele normal e acompanha o crescimento da pele. 

alt

Foto: Divulgalção

alt

Foto: Divulgação