Dionísio Cerqueira, 6 de abril de 2016

Com o objetivo de mobilizar instituições públicas e privadas para a promoção de ações no Dia Mundial da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e a Gerência Regional de Saúde de Dionísio Cerqueira irão realizar uma série de atividades no dia 7 de Abril. O tema este ano é Vida Saudável, e busca estimular a alimentação saudável e a prática de atividade física regular.

A Gerente de Saúde da Regional de Dionísio Cerqueira, Eila Labres, explica que cada município da Regional irá desenvolver um cronograma abrangendo o tema, e as atividades propostas. Ela destaca que é importante se conscientizar sobre o tema, pois as evidências mostram que a saúde está muito mais relacionada ao modo de viver das pessoas, do que à ideia hegemônica da sua determinação genética e biológica. “Sedentarismo e alimentação não saudável estão diretamente ligados ao surgimento de doenças. Por isso, incentivar hábitos e estilo de vida saudáveis, que incluem a boa alimentação e atividade física regular, são tão importantes, pois impactam positivamente na qualidade de vida e na prevenção de doenças”, destaca Eila Labres.

Atividades nos municípios

Anchieta - As atividades serão realizadas entre às 16 horas e às 20 horas, na Praça da cidade. Serão montadas barracas, em que os profissionais de saúde darão orientações, verificando pressão arterial e IMC. Também serão feitas apresentações artísticas, atividade com os Bombeiros sobre segurança no trabalho, e uma gincana com os profissionais da saúde.

Dionísio Cerqueira – As atividades serão realizadas junto com 2º Seminário Municipal sobre a Alimentação Saudável, que ocorrerá no Salão da Igreja Católica, no Distrito de Idamar. As ações terão início às 8 horas, com chá da manhã. Às 8h30min iniciam-se os trabalhos. Às 9h30min haverá a palestra sobre ‘O Cuidado com a Alimentação Saudável’. Às 12 horas almoço, em seguida continuidade da palestra e encerramento às 16 horas.

Guarujá do Sul – Entre às 13 horas e às 19 horas, na Praça Municipal, ocorrerá a Feira da Saúde, com atividades físicas, ações de prevenção, divulgação, orientação, verificação de pressão arterial e IMC. Também terão apresentações artísticas, mateada e show de gaita.

Palma Sola – A ‘Saúde em Foco’ será realizada durante todo o dia. No período da manhã, a equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) visitará empresas do município desenvolvendo trabalhos de atividades físicas e orientações sobre alimentação saudável. Das 13horas às 16 horas a equipe estará no calçadão, em um ato de prevenção, passando informações à população. Durante a tarde será realizada uma palestra em uma comunidade do interior com o tema ‘Uso abusivo de medicamentos’, que também ocorrerá às 19h30min no Centro de Idosos, localizado no centro do município.

Princesa – Às 8 horas, em frente à Academia será feita a saída da ‘Caminhada do Bem’ que dará início às atividades. Às 14 horas, na Câmara de Vereadores, haverá palestra com nutricionista falando sobre alimentação saudável e degustação de alimentos saudáveis. Às 17 horas atividades ao ar livre na rua do Posto de Saúde. Professores de educação física estarão realizando uma aula de Zumba.

São José do Cedro – Atividades educativas e físicas farão parte do ‘Vida, Saúde e Movimento’, que irá contemplar espaços públicos como escolas, unidades de Saúde e Centro de Idosos. Serão realizadas orientações sobre hábitos e alimentação saudáveis, atividades físicas e ginástica laboral.