icone facebookicone twittericone instagram

A construção da nova torre no Hospital São Vicente de Paulo, localizado em Mafra, na região do Planalto Norte do Estado, está em pleno andamento. Atualmente, as equipes estão concentradas na montagem das ferragens e na instalação do segundo pavimento. Com um investimento de R$79,7 milhões, por meio de um convênio com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o novo espaço dobrará a capacidade de atendimento à população. A obra teve início em janeiro deste ano.

são vicente de mafra copia

Foto: Divulgação Ascom/SES

O coordenador Geral da unidade, Dário Clair Staczuk, ressaltou que a obra será um marco histórico para a cidade, o Planalto Norte e o Estado de Santa Catarina. “Com 15 mil  metros quadrados em 11 pavimentos, a nova torre abrigará 120 leitos, incluindo 20 de UTI, um novo centro cirúrgico e heliponto. Além disso, a nova estrutura contribuirá significativamente para a geração de empregos, com a disponibilização de cerca de mil vagas de trabalho, sendo de relevante impacto social e econômico para a região”, afirma.

O Hospital São Vicente de Paulo é referência regional nos atendimentos eletivos e de urgência e emergência de média e alta complexidade para 13 municípios do Planalto Norte e mais cinco municípios do Nordeste de Santa Catarina.  Cerca de 85% dos atendimentos na unidade são feitos através do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a nova torre, a capacidade de internações clínicas e cirúrgicas passará de 7,5 mil para 15 mil por ano.

A nova torre contará com 11 pavimentos e uma área construída de 14,8 mil metros quadrados, aumentando a capacidade do hospital com 120 novos leitos de internação, sendo 100 leitos clínicos e cirúrgicos, além de 20 leitos de UTI geral para adultos. A estrutura oferecerá também 12 salas de cirurgia, 16 leitos de recuperação pós-anestésica, um Centro de Esterilização de Materiais e um Heliponto no pavimento superior da torre para agilizar a captação de órgãos e transporte aéreo de pacientes graves.