icone facebookicone twittericone instagram

Procedimento utilizou transfusão de sangue total para atender gestante que apresentava quadro de choque por grande hemorragia


O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina realizou na tarde desta quarta-feira, 1º, o socorro a uma gestante com quadro de choque por perda de grande volume de sangue no município de São João Batista. O atendimento foi realizado com a aeronave Arcanjo-01 e suporte do HEMOSC, que forneceu bolsa de sangue total de tipagem O negativo para uma transfusão de sangue . O procedimento consiste no uso de bolsas de sangue para transfusão no local da ocorrência.

A gestante teve uma gestação ectópica – quando o feto se desenvolve fora do útero – e, por isso, apresentou uma grande perda de sangue. “A transfusão total de sangue no local da ocorrência foi fundamental no atendimento inicial da vítima. Com isso, ela chegou estável ao centro cirúrgico”, afirmou o capitão Bonatelli, comandante de Operações Aéreas do Batalhão de Operações Aéreas (BOA).

A utilização de sangue total no atendimento aeromédico é um projeto inovador no país e consiste no transporte de bolsas de sangue total de tipagem O com baixa titulação de aglutininas nas aeronaves do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina denominadas “Arcanjo”, para que em casos de extrema urgência possam ser realizadas transfusões de sangue nos pacientes durante o atendimento em cena ou durante a remoção aeromédica. Esta ação garante que os pacientes possam ser transferidos aos hospitais com maior possibilidade de sobrevida.

“O HEMOSC inovou ao possibilitar o atendimento com sangue total em casos de urgência e emergência o que aumenta significativamente as chances de salvar vidas no atendimento pré-hospitalar. 

A ação se tornou possível graças a um Termo de Cooperação assinado entre a Secretaria de Estado da Saúde e a FAHECE para o atendimento aos pacientes das ocorrências de urgência do (GRAU-Arcanjo). Desde julho do ano passado, os helicópteros passaram a carregar bolsas de sangue disponibilizadas pelo HEMOSC para realizar transfusões durante os atendimentos de extrema urgência em que há indicação.