icone facebookicone twittericone instagram

Diariamente estamos expostos a diversos agentes que podem causar intoxicações ao nosso corpo, medicamento, produtos químicos de limpeza, plantas e até mesmo animais peçonhentos. Em Santa Catarina, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox/SC) atua desde 14 de maio 1984 contribuindo para a assistência toxicológica e consequentemente reduzindo a morbimortalidade por intoxicação. No dia 14 de maio também é o Dia Estadual de Prevenção de Acidentes Tóxicos no Estado de Santa Catarina, instituído pela Lei 13.175 de 2004.

234

Formado por uma equipe multidisciplinar, que compreende profissionais e estudantes da área da saúde, o CIATox é subordinado à Superintendência de Serviços Especializados e Regulação da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SUR/SES/SC), mantendo cooperação técnica e parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Hospital Universitário (HU/EBSERH), onde está localizado.

Desde o início de suas atividades até o ano de 2020 foram registrados, no Estado, 263 mil atendimentos de casos de intoxicação. E desde o início da pandemia houve um acréscimo significativo na ocorrência de casos em crianças de 0 a 9 anos. Entre os anos de 2019 e 2020 foi registrado um aumento de 30% no número de intoxicações por este grupo, com produtos de limpeza doméstica.

Esse aumento pode estar relacionado ao fato de maior uso desses produtos como medida de prevenção da propagação do coronavírus e pelo fato das crianças estarem mais tempo em seus domicílios, tendo assim possibilidade de maior acesso aos produtos. O primeiro passo na prevenção de intoxicações é reconhecer que qualquer substância pode ser tóxica e estes acidentes podem ser evitados.

O CIATox/SC mantém um serviço de plantão 24 horas para informações específicas em caráter de urgência na área de Toxicologia Clínica aos profissionais de saúde, principalmente médicos da rede hospitalar e ambulatorial e de caráter educativo e preventivo à população em geral. Os atendimentos são feitos através de ligação gratuita através do número 0800 643 5252.

Para evitar estes acidentes algumas medidas podem ser tomadas:
• Armazene produtos de limpeza, químicos e medicamentos fora do alcance de crianças e animais domésticos.
• Mantenha produtos domésticos em suas embalagens originais.
• Mantenha os rótulos e bulas intactos e legíveis.
• Para as crianças, copos, latas ou garrafa de sucos e refrigerante significam algo para beber. Portanto, nunca os utilize para armazenar tintas, solventes, gasolina, álcool, detergentes ou outros produtos químicos.
• Utilize produtos e medicamentos com embalagens seguras e resistentes, fechando bem a tampa após o uso. E mesmo assim, nunca deixe a criança com estas embalagens.