icone facebookicone twittericone instagram

Referência para cerca de 40 municípios do Vale do Itajaí, o Hospital Doutor Waldomiro Colautti ganhou mais de 10 leitos exclusivos para tratamento da Covid-19. O anúncio foi feito pelo governador Carlos Moisés durante uma visita à cidade de Ibirama na tarde desta quinta-feira, 13. Eles estão ativos desde o dia anterior, aumentando para 30 o número de leitos de UTI disponíveis na unidade, sendo 20 deles exclusivos para o enfrentamento da pandemia.

229
Os leitos já estão ativos no Hospital Doutor Wladomiro Colautti. Fotos: Julio Cavalheiro/Secom

A expansão foi possível graças a um rearranjo de espaço e pessoal realizado pela diretoria do hospital, que é de gestão plena da Secretaria de Estado da Saúde. Segundo o governador, o mesmo esforço tem sido feito em quase todas as unidades que fazem parte da rede que compõe o Sistema Único de Saúde em Santa Catarina.

230

>>> Mais fotos na galeria

“A ampliação dos leitos de UTI mostra que a demanda ainda existe, pois infelizmente eles já estão sendo ocupados. Hoje o secretário de Saúde anunciou que esses leitos ficarão permanentemente abertos. Vamos habilitá-los junto ao Ministério da Saúde e, enquanto isso não acontecer, eles serão mantidos pelo Governo do Estado”, afirmou o governador.

Para o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, a abertura de novos leitos é fruto da parceria entre os poderes Executivo e Legislativo. Ele ressaltou também a dedicação dos funcionários que fazem o enfrentamento diário da pandemia no Hospital Waldomiro Colautti. “Eu me sinto muito orgulhoso de estar aqui nesse momento para dizer que, no futuro, nós pretendemos deixar esses leitos para Ibirama e região”.

 231

A diretora da unidade hospital, Silvana Leite da Costa, conta que o pleito para ampliação dos leitos de UTI era antigo na região. Ela lembra que a ativação ocorreu na noite de quarta-feira e, em menos de 24 horas, a ocupação do espaço já está quase lotado. Diante disso, ela reforça a necessidade da população manter os cuidados para evitar a proliferação do novo coronavírus.

“Essa é uma entrega muito importante, que contou com a ajuda do Governo e também da população da nossa cidade. Eu me sinto bastante feliz, porém ressaltamos a necessidade de que todos sigam se cuidando. A pandemia ainda não acabou e precisamos nos manter alertas”, relata a diretora.

Entregas para a Segurança Pública

 232

A solenidade em Ibirama também teve o anúncio do início do processo de licitação do novo quartel da Polícia Militar na cidade. O investimento na construção será de R$ 1,3 milhão, em um terreno doado pela prefeitura. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dionei Tonet, lembra que a corporação hoje ocupa um espaço alugado.

“Nosso movimento é no intuito de fortalecer a nossa presença nos pequenos e médios municípios. Hoje nós pagamos aluguel aqui em Ibirama e, com uma construção própria, haverá benefício para os nossos policiais e também um atendimento com maior comodidade para a população. É importante ressaltar também que movimentos semelhantes estão sendo feitos nos municípios de Pouso Redondo e Taió, também no Alto Vale”, diz Tonet.

Ainda no mesmo ato, o governador entregou 14 novas viaturas para a Polícia Militar, que serão utilizadas em 13 municípios do Alto e Médio Vale: Aurora, Botuverá, Braço do Trombudo, Chapadão do Lageado, Ibirama, José Boiteux, Lontras, Pomerode, Pouso Redondo, Presidente Getúlio, Taió, Trombudo Central e Vidal Ramos.

Além das entregas para a Saúde e Segurança Pública, também ocorreu a inauguração do Sistema de Esgotamento Sanitário de Ibirama.


Informações adicionais para imprensa:
Leonardo Gorges
Assessoria de Imprensa
Secretaria Executiva de Comunicação - SECom
E-mail: leonardogorges@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3045
Site: www.sc.gov.br