O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, esteve reunido em Chapecó, nesta sexta-feira, 5, com a equipe da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS). O encontro contou ainda com a presença de representantes de municípios da região e teve como objetivo alinhar as observações realizadas pela equipe durante vistorias das unidades de saúde da Macro Região Oeste.

"Pudemos constatar a organização e a expansão realizada na rede assistencial, inclusive com a abertura de grande número de leitos de UTI e organização dos fluxos assistenciais ancorados na dedicação e comprometimento dos profissionais de saúde e gestores", disse Andre Machado, consultor de Vigilância, Preparação e Resposta a Emergências e Desastres da OPAS.

Foto: Divulgação/SES

A equipe permaneceu por 4 dias na região. O objetivo do trabalho foi fortalecer a rede de atenção à saúde hospitalar e de Pronto Atendimento dos municípios através da análise sobre os processos de atendimento, manejo e monitoramento de pacientes com Covid-19, além de propor ações visando o fortalecimento do fluxo assistencial entre as unidades de atenção primária e as unidades hospitalares e de pronto atendimento.

“O foco é buscar a qualificação no atendimento da rede de atenção à saúde – em especial, à Macrorregião do Grande Oeste de Santa Catarina”, afirmou o secretário de Saúde, André Motta Ribeiro, que cumpre agenda na região. Ele agradeceu a mobilização e a parceria da OPAS no momento em que Santa Catarina enfrenta um aumento expressivo dos casos de Covid-19 e uma elevação do fluxo de pacientes. “Eles necessitam de tratamento qualificado em todos os pontos de atenção da rede de saúde enquanto se promove a abertura de leitos clínicos de maneira proporcional. Apoios como esse, da OPAS, são e serão sempre bem-vindos”.

.

Mais informações para a imprensa:
Karla Lobato
Secretaria de Estado da Saúde - SES