Mobilização iniciada com show beneficente em 2019 resulta em dois aparelhos para exame de PEATE e devolução do equipamento emprestado do HU.
O Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), que até ano passado não oferecia exame de Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE), agora conta com dois equipamentos e já atendeu mais de 160 crianças. O exame também é popularmente conhecido como BERA, que é a sigla em inglês. Com esse exame é possível detectar e diagnosticar perdas auditivas e assim possibilitar precocemente a reabilitação, trazendo importantes benefícios à criança e à família.
Conforme a fonoaudióloga Janice Westphal Román Nappi, o PEATE faz parte de uma etapa conclusiva dentro do bloco de avaliações auditivas, fechando diagnóstico e indicando um caminho a seguir. “A grande vantagem do PEATE é que ele não depende da resposta do paciente para que se consiga fechar o diagnóstico auditivo. Exames assim são fundamentais na população pediátrica, já que muitas não colaboram para uma avaliação comportamental, assim como os recém-nascidos que também precisam de diagnóstico audiológico completo”, explica.
Alguns pacientes conseguem passar pelo exame em sono natural, mas outros precisam da sedação no Centro Cirúrgico. “Essa era uma das nossas maiores demandas. Nós, profissionais da Fonoaudiologia, e os de Otorrinolaringologia lutamos para que a Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC) tivesse esse equipamento, porque o exame não estava no Sistema Único de Saúde (SUS), e muitas famílias não poderiam pagar. Com sedação torna-se de alto custo. Acreditávamos que o HIJG possuía toda a estrutura necessária e poderia ser referência no serviço, porque temos o Centro Cirúrgico, o médico, o anestesista, o fonoaudiólogo, enfim, só faltava o equipamento”, salienta a fonoaudióloga.
Um show de solidariedade
A primeira iniciativa dos profissionais do hospital para conquistar o PEATE foi promover o show beneficente Sons do Coração, realizado em 9 de abril de 2019 no Centro Integrado de Cultura (CIC) e que mobilizou músicos, vozes e sociedade civil organizada em prol de arrecadação de recursos para o setor de Fonoaudiologia do HIJG. Janice lembra que durante o show o então secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, se comprometeu em adquirir o equipamento por meio da SES. “Na época ele orientou que usássemos o recurso arrecadado no show para adquirir e consertar outros aparelhos do setor, e assim fizemos”, relata.
Parte da verba do show foi destinada para novos equipamentos, como audiômetro e imitanciômetro, e a outra parte para consertar um PEATE emprestado pelo Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU). O diretor-geral do HIJG, Flamarion da Silva Lucas, entrou em contato com a direção do HU em outubro de 2019 e propôs o empréstimo por um ano. A equipe do HU achava que o equipamento não estava funcionando e o HIJG se propôs a financiar a avaliação e o conserto.
Promessa cumprida pela SES
Nesse meio tempo, com o PEATE do HU já em funcionamento, o Hospital Infantil teve outra oportunidade de adquirir o equipamento, através de verba do Ministério Público do Trabalho (MPT). A solicitação foi atendida e o aparelho chegou em fevereiro de 2020. O outro PEATE que estava em processo de aquisição pela SES/SC chegou em agosto. Assim, em outubro deste ano, findado o período do empréstimo, o Hospital Infantil devolveu o equipamento para o HU. “Com muita satisfação podemos devolver o equipamento ao Serviço de Fonoaudiologia do HU, estando este calibrado e pronto para uso em seus próprios pacientes”, enfatiza Janice.
Vagas abertas para consultas
O HIJG oferece vagas pelo Sistema de Regulação (SISREG) desde dezembro de 2019 para crianças que necessitem passar pelo PEATE/BERA. Três fonoaudiólogas estão capacitadas para fazer o exame. “O Hospital Infantil Joana de Gusmão, alinhado às necessidades da sociedade catarinense, oferece o exame de Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico. Isso foi mais uma ação conjunta da nossa equipe multidisciplinar, e quem sai ganhando é a sociedade de Santa Catarina e o futuro cidadão. Parabéns a todos os envolvidos”, comemora o diretor-geral Flamarion da Silva Lucas.