icone facebookicone twittericone instagram

Inicia-se nesta sexta-feira, 14, a 5ª edição do Congresso Catarinense de Aleitamento Materno. O evento este ano será realizado por videoconferência, transmitido da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis (SC). Os próximos encontros serão nos dias 21 e 28 de agosto e 04 de setembro e devem reunir virtualmente mais de 600 participantes.

O objetivo é atualizar os profissionais de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) envolvido com as políticas públicas relacionadas à amamentação e à saúde da mulher sobre o manejo clínico da lactação, proporcionando orientações preventivas e curativas. Além disso, discutirá temas relacionados ao aleitamento materno, como políticas públicas voltadas para a promoção do aleitamento materno, aplicabilidade das leis trabalhistas e aleitamento: licença-maternidade, prorrogação da licença-maternidade e direitos de amamentar durante a jornada de trabalho.

O idealizador do evento e presidente da Associação Brasileira de Amamentação, pediatra Cecim El Achkar, destaca a importância do aleitamento materno na prevenção contra uma série de doenças infecciosas e crônico-degenerativas. Ainda segundo ele, “o leite humano é a primeira vacina da criança e provê nutrição ótima representando segurança alimentar, além de a amamentação desenvolver um vínculo afetivo único entre mãe e bebê, beneficiando a saúde do bebê e da mulher”.

A enfermeira Soninha Silva, especialista em Amamentação e incentivadora do congresso, ressalta “o aleitamento materno é um presente lindo e sem preço que se pode dar a um bebê, mas não é um ato simples e muito menos fácil. Requer aprendizado, e ajuda de um profissional capacitado, pois problemas com a amamentação demandam soluções imediatas. Quanto mais precocemente se intervém melhor o resultado”. 

Estima-se que mais de 80% das mulheres tenham ou já tiveram algum tipo de dificuldade ao amamentar. Nos últimos anos, as mulheres cada vez mais têm buscado assistência profissional especializada, na gestação ou quando se deparam com algum problema durante o processo de amamentação. Desta forma, a capacitação profissional em Amamentação é uma área que cresce a cada dia.  Os benefícios da amamentação são conhecidos e amplamente divulgados, mas ainda há desafios. As dificuldades, em sua maioria, são de informações inadequadas e uma técnica incorreta da amamentação.

O evento é gratuito. O congresso conta com a presença de palestrantes renomados e reconhecidos nacionalmente pelo trabalho na área. Interessados devem se inscrever pelo link: http://escola.alesc.sc.gov.br/evento/?eid=1890