icone facebookicone twittericone instagram

O Governo do Estado está realizando de forma permanente investimentos nos hospitais próprios. Nesta semana, foi instalada a nova Central de Ar Comprimido e Vácuo do Hospital Governador Celso Ramos (HGCR), em Florianópolis.

HCR

Foto: Robson Valverde Ascom/SES/SC

Os equipamentos, mais modernos e eficientes, foram pensados para atender demandas futuras da unidade possibilitando possíveis ampliações. A instalação ocorreu no sábado, dia 23, e agora a interligação dos andares com a nova central está ocorrendo de forma escalonada.

“O investimento na substituição e modernização dessa estrutura de gases medicinais, essencial no cotidiano hospitalar, vai permitir a prestação de um serviço mais assertivo aos usuários do SUS, que serão beneficiados com maior segurança e qualidade no processo de tratamento e recuperação da saúde”, explica o diretor do HGCR, Michel Faraco.

Os gases medicinais incluem o ar comprimido, oxigênio e vácuo clínico. Eles são indispensáveis aos pacientes da Emergência, UTIs, Centro Cirúrgico, Endoscopia, Hemodinâmica e Enfermarias.

A etapa mais crítica foi a migração da rede de oxigênio, realizada também no sábado. Ao final do processo de transição, será possível monitorar de forma remota o fluxo de fornecimento dos gases, dando mais segurança. Este software é uma inovação nas unidades hospitalares.

No mesmo final de semana, o hospital concluiu a troca dos Nobreaks, um banco de baterias que impede a interrupção do fornecimento de energia da concessionária até a entrada do gerador. “Essa é mais uma das ações que estamos realizando na unidade, em sintonia com a necessidade de melhorias contínuas dos hospitais próprios da SES. A partir da gestão da infraestrutura elétrica, foi feita a troca de 184 baterias de 18 amperes”, finaliza o diretor.