A Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, o Superintendente de Vigilância em Saúde, Fábio Gaudenzi, e o Gerente Regional de Saúde de São Miguel do Oeste, Alexandre Schenatto coordenaram na tarde desta sexta-feira, 9, uma reunião técnica de trabalho sobre o cenário epidemiológico da dengue na Macrorregião do Grande Oeste do estado, composta pelas regionais de Xanxerê, Chapecó e São Miguel do Oeste. O encontro aconteceu no município de São Miguel do Oeste e reuniu representantes de diversas pastas, como Defesa Civil, além do COSEMS e de autoridades municipais da região.

reunião dengue oeste 2

O objetivo da reunião foi alertar sobre o cenário da dengue, além de preparar os profissionais para o aumento de casos da doença neste começo do ano. “Nós ainda temos a oportunidade de organizar os serviços para este aumento de casos. Outros estados do país não têm mais leitos para internamento, por exemplo, e estão com hospitais de campanha montados. Precisamos, como cidadãos, parar e pensar: o que estamos fazendo para combater a proliferação do mosquito da dengue? Precisamos do apoio efetivo de todos para prevenir a dengue”, afirmou Carmen Zanotto, na abertura do encontro.

Além disso, a secretária reforça que o aumento de casos da dengue não é exclusivo de Santa Catarina. O país inteiro vive uma alta de casos. “Temos as alterações climáticas, o El Niño, muito calor e chuva, isso nos faz ter um número de casos muito elevado e mais cedo do que no ano passado. Por isso, precisamos olhar nossas cidades, as lajes dos prédios, os locais onde há os principais focos do mosquito”, destaca.

Ações estaduais

A reunião no Oeste do estado faz parte de uma série de ações que a SES está coordenando em Santa Catarina para prevenção à dengue. O principal objetivo da pasta é prevenir óbitos por conta da doença. “A região Oeste do estado tem a presença maciça do mosquito Aedes aegypti. Mais da metade dos municípios da região já registram casos de dengue em 2024. Itapiranga apresenta condição de epidemia da doença e é o quarto município catarinense com a maior incidência de casos”, alerta Fabio Gaudenzi.

Outros encontros técnicos serão realizados nas principais regiões com transmissão de dengue. “O serviço de saúde precisa se organizar para atender os casos e evitar óbitos. Hidratação adequada e manejo clínico, com diagnóstico oportuno e condutas seguindo o fluxograma de classificação dos casos, são fundamentais para evitar o agravamento da doença”, explica o superintendente de vigilância em saúde.

Confira aqui a apresentação dos dados da reunião técnica.