As obras de ampliação da sala de espera da emergência cirúrgica e ambulatorial do Hospital Regional de São José (HRSJ) foram iniciadas. O projeto prevê a instalação de estruturas modulares que promovam um melhor acolhimento dos pacientes em um espaço adicional de 216 m².

Imagem do WhatsApp de 2024-02-09 à(s) 09.33.36_7d58d13c.jpg

O planejamento estabelece o uso de um sistema construtivo modular pré-fabricado. Dessa forma, as estruturas já foram desenvolvidas na fábrica. Nesse primeiro momento está sendo preparada a fundação para receber a instalação de módulos industriais que serão transportados e instalados no local, o que possibilita um projeto construtivo mais rápido, minimizando os impactos aos pacientes e reduzindo o tempo de obra.

“Desde o ano passado, com este olhar do Governador Jorginho Mello, estamos realizando diversas melhorias no Hospital Regional. Conseguimos realizar a abertura de novas UTIs, tanto neonatais quanto de adultos, realizamos a compra de novos equipamentos e qualificamos a estrutura com um novo sistema de aquecimento da água e a troca do telhado. Além do Regional, estamos melhorando a estrutura de todos os hospitais do Estado, principalmente os da Grande Florianópolis que atendem pacientes de todas as regiões. Nossa prioridade é cuidar das pessoas”, afirma a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

O novo espaço será todo climatizado e contará com salas de espera, fraldários, além de banheiros masculinos, femininos e para pessoas com deficiência. “Proporcionaremos um espaço com mais qualidade, conforto e segurança para os pacientes que buscam o nosso Hospital”, complementa o diretor.

expansão sala de espera HRSJ
Foto: Silvestre Aguiar/ Ascom SES

Além disso, foi aberta mais uma sala cirúrgica. A iniciativa ganha relevância diante do aumento do número de pacientes que foram internados para cirurgias ortopédicas nos últimos anos, em virtude de traumas ocasionados por acidentes. O Hospital Regional registrou um acréscimo no quantitativo que passou de 140 cirurgias ortopédicas mensais de pacientes que chegavam via emergência antes da pandemia de Covid-19 para cerca de 400 nos dias atuais. Além das cirurgias eletivas e pacientes internados.

Maior hospital público administrado pela (SES). De janeiro de 2023 a janeiro de 2024, a unidade registrou 296.487 atendimentos, sendo que 27.201 foram apenas neste ano.