icone facebookicone twittericone instagram

A Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto entregou para o serviço de atendimento pré-hospitalar móvel, 33 incubadoras no valor de R$ 1,2 milhão e 34 cardioversores no valor de R$ 950 mil. Os equipamentos modernos vão facilitar os procedimentos médicos, agilizar o atendimento e aprimorar os resultados para os pacientes que são atendidos pelo SAMU e Inter-hospitalar.

“É um investimento no cuidado às pessoas, seguindo a orientação do Governador Jorginho Mello. Novos equipamentos representam atualizações tecnológicas. Com isso podemos oferecer a prestação de serviço mais eficiente, dinâmico e melhores recursos para atender às necessidades dos pacientes”, destaca Carmen Zanotto.

99

O coordenador médico do SAMU da Grande Florianópolis, Dr. Guilherme Kumm Ávila, explica que a entrega das incubadoras e dos cardioversores irão auxiliar toda a população catarinense, entregando um atendimento ágil e preciso. “Agora poderemos transportar os recém-nascidos com mais segurança, as incubadoras vieram para suprir essa necessidade que tínhamos na região da Grande Florianópolis. Já em atendimentos emergenciais, os cardioversores serão de grande ajuda, nos entregando um trabalho mais competente”, afirma.

As incubadoras são equipamentos médicos utilizados nas Unidades de Suporte Avançado (USAs), que servem como terapia intensiva neonatal para fornecer um ambiente controlado para bebês prematuros ou recém-nascidos que necessitam de cuidados especiais. Ela controla a temperatura, umidade e fornece proteção contra infecções, mantendo o bebê isolado de ambientes externos. As unidades serão distribuídas entre as bases do SAMU e para transporte da SC Inter Hospitalar pelo estado de Santa Catarina.

100

Assim como as incubadoras os cardioversores também são utilizados nas USAs. Os novos aparelhos têm maior resistência a impactos e à água. Além da monitorização e impressão de eletrocardiograma, fazem a verificação da pressão arterial. Também
funcionam como marca-passo cardíaco externo e realizam a cardioversão que são os choques utilizados durante as manobras de reanimação cardiopulmonar.

A configuração das Unidades de Suporte Avançado do SAMU e da Inter Hospitalar é a mesma, ambas são UTIs móveis. A diferença está no tipo de trabalho desenvolvido, sendo a Inter hospitalar destinada ao transporte de pacientes de UTI entre os hospitais e as USAs destinadas prioritariamente ao atendimento de pacientes graves dentro e fora do ambiente hospitalar.