icone facebookicone twittericone instagram

O ano inicia com boas notícias para a região do Planalto Norte do Estado, já está em andamento a construção da nova torre do Hospital São Vicente de Paulo, em Mafra. Com um investimento de R$79,7 milhões destinados através de convênio com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o novo espaço dobrará a capacidade de atendimento à população.

Hospital São Vicente de Paula Mafra 01

A obra está na etapa de fundação e tem previsão de duração de 30 meses. Cerca de 85% dos atendimentos na unidade são feitos através do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a nova torre, a previsão é que a capacidade de internações clínicas e cirúrgicas passe de 7.500 para 15.000 internações por ano.

"Em outubro de 2023, estive com o governador Jorginho Mello em Mafra para assinarmos a autorização da obra e agora começamos a ver a concretização deste grande projeto. Estamos cumprindo nosso compromisso de trazer mais saúde para a população. A expansão do Hospital terá grande impacto na realização de cirurgias eletivas e na ampliação da assistência", comemora a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

O Hospital São Vicente de Paulo é referência regional nos atendimentos eletivos e de urgência e emergência de média e alta complexidade para 13 municípios do Planalto Norte e mais 5 municípios do Nordeste de Santa Catarina.

A nova torre contará com 11 pavimentos e uma área construída de 14,8 mil metros quadrados e aumentará a capacidade do hospital com 120 novos leitos de internação, incluindo 100 leitos clínicos e cirúrgicos, bem como 20 leitos de UTI geral para adultos. Isso dobrará a capacidade de internações clínicas e cirúrgicas, passando de 7.500 para 15.000 internações por ano.

Além disso, a estrutura oferecerá 12 salas de cirurgia e 16 leitos de recuperação pós-anestesia, que irão aumentar a capacidade para a realização de 12 mil cirurgias eletivas e de urgência, de média e alta complexidade, por ano. Contará também com um Centro de Esterilização de Materiais e Heliponto no pavimento superior da torre para agilizar a captação de órgãos e transporte aéreo de pacientes graves.