O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a ADR de São Lourenço do Oeste e municípios, inicia nesta segunda-feira, 14, mais um mutirão de cirurgias de catarata do Projeto Ver na Fundação Hospitalar em São Lourenço do Oeste.

Custeada na totalidade com recursos estaduais, a ação prevê 1,8 mil procedimentos cirúrgicos, beneficiando mil pacientes somente do município de Chapecó e 800 das demais cidades do Oeste e Extremo Oeste Catarinense.

Durante os 13 dias do mutirão, que vai até 27 de maio, uma equipe de 20 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e pessoas responsáveis pelo cadastramento dos pacientes, deverão atuar das 6h às 20h em aproximadamente 140 cirurgias por dia. Trata-se do segundo mutirão custeado pelo Governo do Estado em menos de um ano na região. “Os mutirões de cirurgias estão sendo feitos em todo o Estado com o objetivo de minimizar as demandas represadas dos municípios. Mais estes procedimentos, que iniciam no Oeste e Extremo Oeste, devolverão a visão a pessoas que por muito tempo esperavam na fila. Esta é uma das missões que o governador Eduardo Pinho Moreira nos deu quando escolheu a área da Saúde como uma das prioritárias do governo”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande.

A Fundação Hospitalar em São Lourenço do Oeste é referência na realização de cirurgias eletivas desta natureza. Uma cerimônia dando a largada do segundo mutirão na região vai acontecer às 9h30min deste dia 14, nas dependências do hospital, na rua Coronel Bertaso, 1750, bairro Cruzeiro.

O secretário-executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de São Lourenço do Oeste, Walmor José Pederssetti, e a gerente Regional de Saúde, Patricia Conteratto, estarão acompanhando de perto as ações durante todos os dias.

Para garantir maior comodidade, especialmente aos visitantes de outras localidades, a Administração Municipal cedeu o Centro de Eventos para abrigar os pacientes e acompanhantes. No mesmo local, algumas entidades filantrópicas comercializarão bebidas e lanches.

O secretário Pederssetti ressalta que é motivo de muita satisfação integrar o quadro de servidores do Governo do Estado e ter a possibilidade de atuar nesta ação, que possibilita o restabelecimento da visão a tantas pessoas, de mais de 50 municípios, sem ônus para os beneficiados.