Florianópolis,  de abril de 2017

Esta semana, a equipe de teleconsultores do Telessaúde SC passou a contar com a atuação de um novo apoio na área de dermatologia. A dermatologista Inara Pinto Saavedra auxiliará nas demandas específicas para casos diagnosticados de hanseníase.

Quando o profissional solicitante acessar o portal do Telessaúde SC para realizar uma teleconsultoria sobre hanseníase, ele terá duas opções: se a intenção for apoio para o cuidado do paciente, deve ser solicitada uma teleconsultoria “Clínica”; se o foco for discutir a necessidade de encaminhamento do paciente a outro nível de atenção à saúde, deve ser solicitada uma teleconsultoria de “Intenção de Encaminhamento”.

As teleconsultorias de intenção de encaminhamento para “Dermatologia – Hanseníase” serão utilizadas, de maneira não compulsória, no fluxo de acesso a outros níveis de atenção. Essa etapa não é obrigatória, mas está fortemente indicada, pois visa promover a discussão clínica do manejo de casos já diagnosticados e a qualificação do cuidado na própria Atenção Básica.

Para organizar o fluxo, o Setor de Hanseníase da Gerência de Vigilância de Agravos Infecciosos, Emergentes e Ambientais (GEVRA) da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) disponibiliza o protocolo de consulta em Dermatologia – Hanseníase no site www.dive.sc.gov.br. Os profissionais das Gerências Regionais de Saúde (GERSA), dos programas municipais e/ou da Atenção Básica poderão acessar o protocolo a qualquer momento. Clique aqui e acesse o documento.

Solicitando uma teleconsultoria

Solicitar uma teleconsultoria é simples e rápido. Para os cadastrados no Telessaúde SC, basta acessar o site http://telessaude.ufsc.br, enviar sua pergunta e aguardar a resposta, que será encaminhada em até 72 horas. Os profissionais que não possuem cadastro devem preencher as informações disponíveis no link http://telessaude.ufsc.br/participar/ .

Para facilitar a compreensão da pergunta, é importante relatar a situação clínica do paciente e suas comorbidades, além de anexar os exames complementares e listar os fármacos que ele utiliza (se houver). Também se deve atentar para as informações sociais do paciente (se ele mora sozinho, se passa por situação de moradia inadequada, entre outros). Além de ajudar na compreensão do histórico do paciente, essas questões sociais são importantes para planejar as futuras orientações.

Para dúvidas ou mais informações, entrar em contato pelo e-mail telessaude.sc@saude.sc.gov.br ou pelos telefones (48) 3664.7282 e (48) 3721.4448.