icone facebookicone twittericone instagram

Mais uma conquista para os pacientes infantis de Santa Catarina. O Hospital Seara do Bem, de Lages, recebeu a habilitação de 10 leitos da Unidade de Saúde Mental. A conquista teve a participação das equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) que intermediaram o processo junto ao Ministério da Saúde (MS).

DSC02565 1

Fotos: Marcos Heitor de Carvalho

Com a habilitação, o Hospital Seara do Bem se torna Serviço Hospitalar de Referência para atenção às pessoas com sofrimento ou transtorno mental incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, com um repasse anual de R$ 673.213,20, para auxílio na manutenção desses 10 leitos.

“Essa habilitação é uma demanda antiga da direção do Hospital, estive diversas vezes no Ministério da Saúde solicitando o reconhecimento. Desde o início do serviço, a Secretaria de Saúde vinha custeando os leitos. A saúde mental é um grande desafio de todos os gestores e nós precisamos ampliar os atendimentos na região serrana e também no nosso Estado”, destaca a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto

Desde a sua abertura, em setembro de 2022, mais de 4 mil pacientes já foram atendidos na unidade, que até a habilitação pelo MS era custeada com recursos da Secretaria de Estado da Saúde e do próprio Hospital.

DSC02576

Com um atendimento multidisciplinar, a Unidade de Saúde Mental dedica-se ao tratamento de pacientes que necessitem de cuidados intensivos, que não são possíveis em serviços de menor complexidade. A gerente geral do Hospital, Simaia Ribeiro explica que o foco é atenção integral e humanizada. “Para atingir estes objetivos, o serviço conta com equipe multiprofissional e seus componentes atuam interativa e integradamente, com competência técnica e cultura humanística, cada um exercendo o papel que é próprio da sua profissão e fazendo aparecer às relações de colaboração existentes entre todos, sempre em benefício dos pacientes e do compromisso com a atenção”, afirma.

Além do Unidade de Saúde Mental, o hospital também realiza atendimentos de urgência e emergência e possui especialidade de anestesiologia, ortopedia pediátrica e cirurgia pediátrica, recebendo pacientes de toda região.