O  setor de emergência do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt (HRHDS), de Joinville, está passando por ampla reforma. As melhorias, que abrangem áreas administrativas, sala de equipamentos, salas de estar médico e de enfermagem, bem como os setores assistenciais, visam revitalizar um espaço de 1500 metros quadrados.

WhatsApp Image 2024 05 08 at 12.50.11

Foto: Divulgação Ascom/SES/SC

“Nosso pronto-socorro é uma referência em várias especialidades para Joinville e mais 25 municípios da região. Neste ano, no mês de março, o hospital completou 40 anos, o que nos fez pensar muito na necessidade de melhorias no setor. Estamos empenhados em proporcionar um ambiente com mais qualidade, conforto e bem-estar para todos que buscam nossos serviços para a melhora da saúde”, afirma Aldilete Fantuci, diretora do Hospital.

As ações incluem pintura, reforma dos banheiros, troca do piso, instalação de protetores de parede (bate macas), cantoneiras, substituição de portas, tomadas e interruptores, revitalização dos quadros elétricos, instalação de toldo na porta de acesso principal, conserto do telhado, rufos e calhas, substituição de forro, vasos sanitários, pias e mictórios.

Já foram concluídas as reformas nas áreas administrativas, copa, sala de equipamentos e sala de estar médico e de enfermagem. Atualmente, as melhorias iniciaram nos setores assistenciais do pronto-socorro, sendo realizadas por etapas, sem interrupção dos atendimentos. Tapumes delimitam as áreas em reforma, conforme os postos de serviços, e os pacientes estão sendo alocados dentro do próprio pronto-socorro, conforme o espaço físico disponível.

administrativo 1

“As reformas começaram em janeiro pelas áreas administrativas, porque estamos num período de epidemia de dengue e de doenças respiratórias. Mas também estamos com uma frente de trabalho nas áreas assistenciais. Os pacientes estão sendo removidos para as áreas já acabadas. A intenção é requalificar o espaço, adequando as condições sanitárias. A parte externa do pronto-socorro também será contemplada,  com a instalação de uma cobertura na frente, onde param as ambulâncias”, informou o gerente Administrativo do HRHDS, Sandro Dolinski.

O Hospital Regional de Joinville, unidade própria da Secretaria de Estado da Saúde (SES),  possui 279 leitos e é referência para a região nordeste de SC. As reformas estão sendo realizadas com recursos liberados pela SES, oriundos de emenda parlamentar federal.

refeitorio 1

Outras melhorias

Em 2023, o Hospital Hans Dieter passou por uma série de intervenções e obras, incluindo a reforma do Centro Cirúrgico, que dobrou a capacidade de atendimento do setor com a abertura de quatro novas salas cirúrgicas. No mesmo ano, foi finalizada a reforma da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e  inaugurados mais dois leitos. Com isso, o hospital passou a contar com 40 leitos de UTI. Outra conquista importante foi a inauguração da reforma da Central de Material Esterilizado (CME).

Adicionalmente, foram entregues ano passado as reformas da nova sala da rouparia, da nova Farmácia Centralizada setor clínico (A, B, C e G), da nova sala da Farmácia Central, instalação de novo toldo na entrada de funcionários, construção de bicicletário, reforma da nova sala de Eletrocardiograma, conserto de diversos vazamentos na rede de distribuição de água fria, reforma da nova sala do setor de compras e do setor de engenharia clínica, além da instalação de portas e vidro plumbífero da sala Híbrida (Centro Cirúrgico). As obras foram realizadas com recursos do Estado e da contrapartida das escolas de saúde.