icone facebookicone twittericone instagram

Santa Catarina se mobilizou neste sábado, 4, para auxiliar a população do Rio Grande do Sul. O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) recebeu cerca de 720 doadores nas oito regiões que irão reforçar os estoques e garantir auxílio ao Estado vizinho.

 Blumenau hemosc

Hemosc de Blumenau / Foto: Divulgação Ascom/SES/SC

Foram coletadas 605 bolsas de sangue. O resultado é cerca de 15% superior a um dia comum de coleta da hemorrede. As captações ocorreram nas unidades de Florianópolis, Criciúma, Blumenau, Joaçaba, Chapecó, Lages, Joinville e Jaraguá do Sul. 

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto agradeceu aos trabalhadores da Secretaria de Estado da Saúde, aos colaboradores do HEMOSC e da FAHECE que participaram da mobilização. “Quero agradecer especialmente a cada um dos doadores que se dirigiram hoje nas nossas oito regionais do HEMOSC Santa Catarina para praticar esse gesto de amor, de solidariedade com os nossos irmãos do Rio Grande do Sul. Essas 605 bolsas de sangue coletadas hoje estão se somando às mais de 90 bolsas que foram encaminhadas nesta semana. Com esse gesto, estamos dando um pouco daquilo que é possível, dentro da complexidade que o Rio Grande do Sul está vivendo”, destaca.

O presidente da FAHECE, Dr. Alvin Laemmel, avaliou como muito positivo o resultado da ação. “Com isso, poderemos auxiliar o Rio Grande do Sul, que passa por um momento de dificuldade, e reforçar nossos estoques para enfrentar também os efeitos das chuvas”, afirma.

Durante esta semana, o HEMOSC enviou cerca de 90 bolsas de hemocomponentes que atenderam transfusões de pacientes do SUS no Rio Grande do Sul. Há expectativa de novos envios nesta semana.

A diretora-geral do HEMOSC, Patrícia Carsten, celebrou o resultado e agradeceu aos doadores que participaram da ação. “Esse momento desafiador nos tocou e reforçou nosso propósito de salvar vidas onde quer que estejam. Nossa hemorrede ficou repleta de boas energias com doadores movidos pela solidariedade. Agradecemos a todos que participaram neste sábado e lembramos que é possível realizar agendamentos para doar também ao longo da semana”, lembra.

Aniversário com solidariedade

O doador José Henrique Francisco dos Santos comemorou o aniversário de um jeito diferente este ano. Há mais de 10 anos, ele colabora como o HEMOSC, como doador de sangue e plaquetas. Neste sábado, compareceu ao hemocentro de Florianópolis como doador de O+.

“A gente sabe da importância de manter os estoques em alta para atender às demandas da Secretaria de Saúde. A doação é uma forma de agradecer a Deus pela vida. Estamos acompanhando os eventos no Rio Grande do Sul e isso nos mobilizou para estar aqui hoje”, afirma.