Na manhã desta terça-feira, 16, a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, compareceu à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) para apresentar um balanço das ações implementadas durante sua gestão.

fotonoticia IMG 7230 1

Foto: Giovanni Kalabaide / Agência AL

Presidindo a sessão, o deputado Neodi Saretta ressaltou a importância da participação da secretária para discutir os desafios enfrentados pela saúde catarinense. A gestora expressou gratidão pelo convite e destacou uma série de iniciativas realizadas sob sua gestão. O secretário adjunto, Diogo Demarchi, também falou aos deputados presentes.

Um dos pontos abordados foi o aumento no número de cirurgias realizadas em comparação com anos anteriores. Conforme a secretária, Santa Catarina registrou um total de 422.810 cirurgias até o momento, com um destaque especial para as oftalmológicas, incluindo as de catarata.

“Nunca se operou tanto nesse estado de Santa Catarina, como a gente está conseguindo operar em 2023 e 2024. São 163.717 cirurgias de pacientes internados, 93.092 cirurgias da parte da oftalmologia, entre estas as de catarata.  Quanto às cirurgias de emergência, já foram realizados 166 mil procedimentos. Todos esses dados estão no DataSUS, cada um pode consultar se assim entender. São 422.810 cirurgias já realizadas no estado de Santa Catarina”, informou a gestora.

Adicionalmente, Carmen Zanotto detalhou os esforços concentrados na melhoria da infraestrutura de saúde do estado, que incluíram a abertura de novos leitos de UTI, a aquisição de equipamentos médicos e reformas em hospitais. Ela enfatizou que tais investimentos visam não apenas suprir as necessidades imediatas, mas também garantir uma assistência de qualidade a longo prazo.

“No ano passado foram abertos 150 novos leitos de UTI entre adultos, neonatais e pediátricos. Neste ano já estamos com 13 novos à disposição, 8 adultos e mais 5 infantis. Então continuamos buscando a ampliação da rede. São leitos que vieram para ficar, e que já estão à disposição da população e isso está nos permitindo não permanecer com pacientes esperando uma vaga de leito de UTI. Se não há vaga num município ou região, o Estado é o responsável e fazemos a transferência”, disse.

A secretária também mencionou os desafios enfrentados, como a sobrecarga nos serviços de emergência e a importância de uma coordenação eficaz entre os municípios e o estado na rede de urgência e emergência.

Outro ponto abordado por Carmen Zanotto foi o cenário epidemiológico da dengue, destacada como uma preocupação. A secretária detalhou medidas tomadas pelo Governo do Estado para combatê-la, incluindo campanhas de conscientização e repasses financeiros aos municípios.

Ela apresentou dados epidemiológicos no país e em SC e abordou as ações do governo do estado no combate à doença, incluindo a distribuição de materiais informativos e a intensificação das campanhas publicitárias, bem como o repasse de R$20 milhões em recursos para os municípios entre o final de 2023 e início de 2024, enfatizando a importância da colaboração entre Ministério da Saúde, estados e municípios para enfrentar o problema.

Em complemento, mencionou a cobertura vacinal no nordeste do Estado, área mais atingida, abordando os desafios enfrentados na imunização das crianças de 10 a 14 e informando que a cobertura na região, com base no público alvo, é de 29,77%. Ao total foram 29.100 doses recebidas do MS.

Clique aqui e assista a íntegra da apresentação